Pular para o conteúdo

Festival Internacional do Folclore de Olímpia retorna em 2014 com novo formato

cartaz-fifol-2014Depois de alguns anos na gaveta, o evento, de 4 a 13 de abril, será realizado com apoio do Tuti Resort

Acontece em Olímpia, de 4 a 13 de abril, o 8° FIFOL (Festival Internacional de Folclore de Olímpia), evento que transforma a cidade, durante dez dias, em um grande palco cultural.

Com o tema ‘‘Integrando a Diversidade e Unindo Culturas’’, o Festival trará para está edição grupos que prometem surpreender o público com  apresentações da cultura tradicional de cada país.  Esta edição terá a presença de grupos da Argentina, Itália, México, Colômbia e Brasil, além de Portugal e da Alemanha, representados por colônias brasileiras.

Com patrocínio do Tuti Resort & Folk Entretenimento e do Parque dos Laranjais, a 8º edição do FIFOL é uma realização da Renova e do grupo parafolclórico olimpiense Godap, com apoio da World Net, entidade italiana que realiza festivais pela Europa.

O Festival Internacional de Folclore de Olímpia  propõe um mergulho na cultura popular de diversas etnias e a valorização das tradições e dos costumes legados pelos antepassados, numa mescla das mais distintas manifestações culturais. É um intercâmbio artístico-cultural entre os inúmeros grupos participantes vindos de todos os continentes.

Iniciado pelo Godap (Grupo de Danças Parafolclóricas Cidade Menina Moça), sob a direção da professora Cidinha Manzolli, o festival é uma das mais importantes festas culturais da cidade de Olímpia – conhecida por ser a Capital do Folclore.

O FIFOL foi realizado durante sete anos e após ficar adormecido por 10 anos, renasce forte e reformatado. O evento acontecerá em distintos espaços, proporcionando a participação do público em geral e o enriquecimento cultural. Além disto, o evento proporciona a apresentação de danças junto às escolas e empresas do município.

O evento ainda é palco da integração e troca de experiências entre os grupos participantes, com a realização de oficinas distintas. A presença de grupos de danças de diversos países e colônias de imigrantes, a exposição de artesanato, o desfile e o baile de integração reafirma a preocupação do evento em integrar áreas culturais e oferecer o acesso a todas as classes sociais e faixas etárias.

A 8º edição do FIFOL será realizada nos seguintes espaços:

  • Espaço Cultural Tuti Resort Resort: Local situado no Tuti Resort, o Resort mais visitado do País, onde serão apresentados os espetáculos noturnos para os hóspedes.
  • Espaço Cultural Thermas dos Laranjais: Local situado no Parque Termas dos Laranjais, o maior parque aquático da América Latina, onde serão apresentados os espetáculos noturnos para o público.
  • Praça da Matriz: Praça central de Olímpia, onde localiza-se a igreja matriz, e onde serão apresentados os espetáculos noturnos para o público.
  • Casa de Cultura: Local onde serão ministrados por integrantes dos grupos participantes, oficinas para os alunos da rede pública municipal.
  • Salas de convenção Espaço Cultural Tuti Resort: Local onde serão ministrados por integrantes dos grupos participantes, workshops para profissionais de arte, educação e demais interessados.

Atrações do VIII Festival Internacional do Folclore de Olímpia/SP
Esta edição terá a presença de grupos da Argentina, da Itália, da Colômbia, do México e do Brasil.

ARGENTINA
GRUPO: Compañía Alma Argentina
COORDENADOR: Mariano Villarruel
CIDADE: Correa
FUNDAÇÃO: 2002 

O Grupo Folclórico Compañía Alma Argentina é um projeto de música, canto e dança que une cantores, músicos e bailarinos da cidade de Correa e região. Desde março de 2012, a Compañía tem se apresentado em numerosos espetáculos, principalmente na província de Santa Fé, e realizando turnês internacionais pelo Paraguai e pela Costa Rica. Recentemente lançou seu primeiro CD com temas do cancioneiro popular. Atualmente a Compañía Alma Argentina é composta por 25 pessoas, entre músicos, cantores e dançarinos e conta com duas obras homenageando referencias folclóricas de da Argentina. Ela tem um espetáculo exclusivo elaborado para representar a música argentina em turnês internacionais.

COLÔMBIA
GRUPO: “Grupo Folclórico de Danzas em Proyección Huakar”
COORDENADOR: Miryam Saavedra Rizo
CIDADE: Guacari Valle Cauca
FUNDAÇÃO: 1972 

O Grupo Folclórico de Danzas en Proyección Huakar foi criado há 41 anos e pertencia à Escola Miguel de Cervantes Saavedra. É um grupo de danças sob a direção da professora Miriam Saavedra Rizo, folclorista e coreógrafa, que pesquisou os costumes, mitos e lendas do município de Guacarí para realizar encenações em suas produções e coreografias, sem perder a autêntica origem ancestral.

ITÁLIA
GRUPO: “Sbandieratori – Leone Rampante”
COORDENADOR: Rossini Luigi
CIDADE: Cori
FUNDAÇÃO: 1970 

O grupo de “arremessadores de bandeira” Leone Rampante da cidade de Cori (Província de Latina) – Itália, fundado em 1970, tem obtido sucesso por mais de 40 anos em todo o mundo na arte de manusear as bandeiras, já revivida na Disputa Histórica de Rioni em 1937. Estas atividades também permitem a “transmissão”, entre as gerações, de todas as antigas tradições, especialmente aquelas relacionadas à prática da manipulação de bandeiras na qual Cori é mestra. A escola Leone Rampante, que utiliza a haste de madeira tradicional, não a de chumbo, conseguiu ao longo do tempo ser reconhecida em importantes eventos nacionais e internacionais e em grandes Festivais de Folclore no mundo. O Grupo também se compromete com o dever de formar jovens atentos aos assuntos sociais e cívicos de seu próprio país.

MÉXICO
GRUPO: “Voces de mi tierra”
COORDENADOR: Javier Lechuga
CIDADE: San Luis Potosi
FUNDAÇÃO: 2002 

“Voces de Mi Tierra” é um grupo vocal da cidade de San Luis Potosi, no México, formado em 2002, por músicos jovens que vieram licenciados da Orquestra Municipal de Juventude (Guadalupe Estudiantina Potosi) e da Escola Estadual de Música. O grupo expressa toda a diversidade de sons e ritmos mexicanos, com os inconfundíveis trompetes, violinos e a famosa guitarrón mexicana, usadas tradicionalmente pelos Mariachis. A fusão de várias culturas ao longo da existência do México como nação, incluindo a influência alemã e polonesa, no norte do país, bem como a influência francesa, espanhola e austríaca, durante o período do Segundo Império, resultou no som da corrente Mariachi. Por meio do estudo sistemático dessa história musical o grupo “Voces de Mi Tierra” expressa uma visão da diversidade de sons e ritmos e traz o toque inconfundível de trompetes, violinos e a famosa “guitarrón mexicana” Mariachi.

BRASIL
GRUPO: GODAP – Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas
CIDADE: Olímpia
COORDENADOR: Maria Aparecida de Araújo Manzolli
FUNDAÇÃO: 1966

O GODAP foi criado em agosto de 1966 por Maria Aparecida (Cidinha) de Araújo Manzolli, que é a sua coordenadora. Este é um dos poucos grupos parafoclóricos que apresentam danças do norte ao sul do Brasil. O grupo é entusiasta da dança folclórica por ser um meio eficaz de educação e transmissão de conteúdo cultural. Ele já se apresentou para autoridades, redes de televisão e em muitos festivais de folclore do CIOFF no Brasil e em países como Espanha, França e Paraguai. Esta pesquisa de 30 anos recuperou e preservou danças folclóricas de São Paulo.

PORTUGAL
GRUPO: Rancho Folclórico Português – Colônia Portugal
CIDADE: São Paulo
COORDENADOR: Fabio Vaz
FUNDAÇÃO: 2002

Rancho do Folclore Português Aldeias da Nossa Terra é um grupo de dança e música que nasceu em agosto de 2007 com o objetivo de perpetuar as tradições portuguesas, resgatando toda a cultura popular de Portugal. Formado por um grupo de amigos, o Rancho do Folclore Português Aldeias da Nossa Terra possui mais de 300 trajes típicos que enriquecem as apresentações, além das músicas e danças tradicionais pesquisadas e adaptadas pelo grupo.

Rancho do Folclore Português Aldeias da Nossa Terra representa todas as regiões de Portugal, desde o interior até metrópoles. Foi lá, naquele país, que o grupo pesquisou e assimilou as artes que hoje apresenta pelo Brasil e pelo mundo.

ALEMANHA
GRUPO: Weisser Shwan – Colônia Alemanha
CIDADE: Rolândia
ESTADO: Paraná
COORDENADOR: Jeferson Pesso

O grupo nasceu a partir do projeto ‘‘Resgate Cultural’, desenvolvido pelo Club Concordia de Rolândia com o objetivo de recuperar e manter viva a tradição alemã na comunidade. O grupo Weisser Schwan apresenta danças folclóricas inspiradas na tradição popular e no folclore alemão.

Programação do VIII Festival Internacional do Folclore de Olímpia/SP
Confira abaixo nossa programação:

Data

Apresentação

Local

04/04

(sexta-feira)

Recepção aos grupos

05/04

(sábado)

Início das  apresentações

Espaço Cultural Tuti Resort e Termas dos Laranjais

Baile Folclórico

Parque Termas dos Laranjais

06/04

(domingo)

Missa de abertura (participação dos grupos)

Praça da Matriz

Apresentação

dos grupos

Espaço Cultural Tuti Resort e Termas dos Laranjais.

07/04

(segunda-feira)

Apresentação

dos grupos

Espaço Cultural Tuti Resort e Termas dos Laranjais
  • ·         Oficinas culturais para alunos da rede pública de ensino
    Casa de Cultura.

Workshops com certificação

  • ·         Sala de Convenção do Tuti Resort

08/04

(terça-feira)

Apresentação dos

Grupos

Espaço Cultural Tuti Resort e Termas dos Laranjais.

Espaço Cultural Tuti Resort.

Workshops com certificação – sala de convenção

Sala de Convenção    do Tuti Resort

09/04

(quarta-feira)

Apresentações dos

Grupos

Espaço Cultural Tuti Resort e Termas dos Laranjais.

Oficinas culturais para alunos da rede pública de ensino

Casa da Cultura

Workshops com certificação

Sala de Convenção Espaço Cultural Tuti Resort.

10/04

(quinta-feira)

Apresentações dos

Grupos

Espaço Cultural Tuti Resort e Termas dos Laranjais.

Oficinas culturais para alunos da rede pública de ensino

Casa da Cultura

Workshops com certificação

Sala de Convenção Espaço Cultural Tuti Resort.

11/04

(sexta-feira)

Apresentações dos

Grupos

Espaço Cultural Tuti Resort e Termas dos Laranjais.

Oficinas culturais para alunos da rede pública de ensino

Casa da Cultura

Workshops com certificação

Sala de Convenção Espaço Cultural Tuti Resort.

Apresentações dos

Grupos

   Praça da Matriz.

12/04

(sábado)

Apresentações dos

Grupos

Espaço Cultural Tuti Resort e Praça da Matriz.

13/04

(domingo)

Encerramento com desfile dos grupos