Pular para o conteúdo

Semana Nacional do MEI acontece de 31 de março a 5 de abril em Barretos e região

sebraespA ação será gratuita, e tem como objetivo a orientação técnica para o desenvolvimento dos empreendedores na modalidade MEI.

Março 2014 – De 31 de março a 5 de abril acontece a 6ª “Semana do Microempreendedor Individual” em todo o país. Em Barretos, a ação é gratuita, e  tem como objetivo a formalização e desenvolvimento dos empreendedores na modalidade Microempreendedor Individual (MEI) que será realizada pelo escritório regional do Sebrae-SP com parceria da Prefeitura de Barretos, Banco do Povo, Associação Comercial e Industrial de Barretos (ACIB), Sindicato do Comércio Varejista e Sindicato Rural do Vale do Rio Grande.

Durante a semana haverá “Oficinas SEI”, que trazem orientações sobre as obrigações legais do MEI, alteração da empresa, orientações com relação ao preenchimento da Declaração Anual, impressão dos boletos das obrigações fiscais e atendimentos pelo Sebrae Móvel, que são quatro vans que ficarão estacionadas na região central de Barretos.

Os atendimentos acontecem no Sebrae Barretos (escritório fica na Rua 14, nº 735, Centro), na Praça Francisco Barreto (Sebrae Móvel nos dias 02 e 03 de abril), e nos PAE’s (Postos de Atendimento ao Empreendedor) dos municípios de Bebedouro (posto fica na Avenida Hércules Pereira Hortal, nº 1367) e Guaíra (posto fica na Rua 8, nº 500, Centro) e na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Viradouro  (ACIAV).

“Durante a semana o microempreendedor individual que é aquele empresário que trabalha por conta própria em algum segmento, seja ele como prestador de serviços, no comércio varejista, ou mesmo aquela pessoa que quer abrir uma empresa, poderá participar gratuitamente das nossas palestras e atendimentos individuais todas voltadas para o desenvolvimento e melhoria de gestão dos negócios.”, afirmou o gerente do escritório do Sebrae-SP em Barretos, Rogério Volpini.

O Sebrae Móvel (veículo totalmente equipado para levar aos empresários parte da estrutura de atendimento dos escritórios regionais)  irá atender na  Praça Francisco Barreto nos dias 02 e 03 de abril. No local ficarão estacionados quatro veículos totalmente disponíveis para atendimentos aos empresários das micro e pequenas empresas e futuros empreendedores.

No sábado (05 de abril) em que o atendimento funcionará normalmente entre 9h e 17h no escritório regional, a equipe de analistas e consultores irão auxiliar os Microempreendedores Individuais de Barretos e região na declaração anual e regularização de débitos para diminuir a inadimplência dos empresários, que na região está acima da média estadual, acima de dos 54%.

De acordo com dados do escritório regional do Sebrae-SP, em Barretos há 1.854 empreendedores na modalidade MEI, sendo 897 mulheres e 957 homens, distribuídas em 194 segmentos: comércio varejista, cabeleireiro, tratamento de beleza, bares / restaurantes, lanchonetes, entre outros. Em Bebedouro há 1.309 MEI’s (664 homens e 645 mulheres), já em Guaíra, existem 1.440 MEI’s, (730 homens e 710 mulheres). Na região administrada pela regional há mais de 7 mil microempreendedores individuais.

A programação completa da “Semana do MEI” em todos os escritórios regionais do Sebrae-SP podem ser acessadas pelo http:///sebr.ae/sp/semanamei . As ações do Sebrae Barretos confira pelo http://sebr.ae/sp/semanamei_barretos

Sobre o MEI: O MEI é a pessoa que trabalha por conta própria, e fatura no máximo R$ 60 mil por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba até um salário mínimo ou o piso da categoria.

A Lei Complementar criou condições especiais para que o trabalhador que já exercia uma atividade informal possa se tornar um MEI legalizado. Entre as vantagens oferecidas por essa lei está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária,  pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.

São várias as atividades que se enquadram no MEI, como por exemplo, açougueiro, azulejista, cabeleireiro, chaveiro, doceiro, eletricista, gesseiro, manicure/pedicure, motoboy, pedreiro, pintor, tapeceiro, vendedor ambulante, entre uma série de outras atividades, lembrando que o MEI trabalha de forma regularizada e tem direito aos benefícios da Previdência

A lista de atividades enquadradas no MEI é grande e pode ser consultada no portal do empreendedor:www.portaldoempreendedor.gov.br

SERVIÇO
Evento: “Semana Nacional do MEI acontece de 31 de março a 5 de abril em Barretos e região”
Data: De 31 de março à 5 de abril.
Locais das ações:
Sebrae Barretos –  localizado na Rua 14, nº 735, Centro.
Sebrae Móvel – 4 vans ficarão estacionadas na Praça Francisco Barreto, Barretos –SP nos dias 02 e 03 de abril.
PAE Guaíra – localizado na Rua 8, nº 500, Centro , Guaíra -SP.
PAE Bebedouro – localizado na Avenida Hercules Pereira Hortal, nº1367, Bebedouro – SP.
ACIAV – localizada na Rua Espírito Santo, nº 159, Centro, Viradouro – SP.

Informações: Sebrae Barretos (17) 3323 2899 / ACIAV – (17) 3392 2270 / PAE de Bebedouro (17) 3343 8420 e PAE de Guaíra (17) 3331 5865.

Gratuito
Programação do Sebrae Barretos para a 6ª Semana do MEl:
SEI Controlar meu dinheiro”
O empreendedor irá aprender sobre finanças e como controlar o dinheiro da empresa e o fluxo de caixa. Vai entender a diferença entre o seu dinheiro e o da empresa e saber elaborar o controle diário de entradas e saídas do seu negócio.

Data: 31 de março
Horário: a partir das 19h
Local: ACIAV – localizada na Rua Espírito Santo, nº 159, Centro, Viradouro – SP.

Data: 1º de abril
Horário: a partir das 19h
Local: PAE Bebedouro – localizado na Avenida Hercules Pereira Hortal, nº1367, Bebedouro – SP.

Data: 02 de abril
Horário: a partir das 19h
Local: PAE Guaíra – localizado na Rua 8, nº 500, Centro , Guaíra -SP.

Palestra com responsável do “Banco do Povo” de Guaíra
Benefícios que o Banco tem disponível para o desenvolvimento e crescimento do Microempreendedor Individual no mercado.

Data: 02 de abril
Horário: a partir das 19h
Local: PAE Guaíra – localizado na Rua 8, nº 500, Centro , Guaíra -SP.

“Sebrae Móvel”
A van customizada é um escritório itinerante que conta com ar-condicionado,  computadores, acesso à internet sem fio e materiais impressos. Lá acontece orientação aos empreendedores que é feita por meio de palestras e atendimentos individuais gratuitos. A unidade possui dois técnicos para orientar o público sobre temas que vão desde o  planejamento do negócio,  como organizar o fluxo de caixa e até formas de divulgação da empresa.

Data: 02 e 03 de abril
Horário: a partir das 9h
Local: Praça Francisco Barreto

SEI Planejar”
O empreendedor irá aprender a organizar o negócio para se adaptar às necessidades do mercado, dispor de produtos e serviços com qualidade e ampliar as possibilidades de crescimento e expansão do seu negócio de maneira sustentável.

Data: 03 de abril
Horário: a partir das 19h
Local: Escritório regional do Sebrae-SP em  Barretos, localizado na Rua 14, nº 735, Centro.

“Como se tornar um MEI”
A palestra é direcionada especialmente para aquela pessoa que quer abrir um negócio, ou mesmo se formalizar na modalidade Microempreendedor Individual (MEI). A Lei Complementar (128/2008) criou condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um MEI legalizado. Entre as vantagens oferecidas por essa lei está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos, emissão de notas fiscais entre outros aspectos.

Data: 04 de abril
Horário: a partir das 15h
Local: Escritório regional do Sebrae-SP em  Barretos, localizado na Rua 14, nº 735, Centro.

“SEI Vender”
Para o Microempreendedor Individual que pensa o seu negócio, e quer se adaptar às necessidades do mercado, preparar os  produtos e serviços para conquistar mais clientes e ampliar as possibilidades de crescimento e expansão.

Data: 05 de abril
Horário: a partir das 15h
Local: Escritório regional do Sebrae-SP em  Barretos, localizado na Rua 14, nº 735, Centro.

Palestra com responsável do “Banco do Povo” de Barretos
Benefícios que o Banco tem disponível para o desenvolvimento e crescimento do Microempreendedor Individual no mercado.

Data: 05 de abril
Horário: a partir das 10h
Local: Escritório regional do Sebrae-SP em  Barretos, localizado na Rua 14, nº 735, Centro.