Pular para o conteúdo

DIA DA MENTIRA

dia da mentira guairanewsHoje, dia 1º de abril é celebrado o dia da mentira.

O Dia da Mentira é uma brincadeira onde as pessoas tem o costume de inventar algo para pregar uma peça nos seus amigos. Existem diversas explicações para o surgimento deste dia, uma delas começa na França quando o rei Carlos IX, após a implantação do calendário gregoriano, instituiu o dia primeiro de janeiro para ser o início do ano. Naquela época, as notícias demoravam muito para chegar às pessoas, fato que atrapalhou a adoção da mudança da data por todos.

Antes dessa mudança, a festa de ano novo era comemorada no dia 25 de março e terminava após uma semana de duração, ou seja, no dia primeiro de abril. Algumas pessoas, as mais tradicionais e menos flexíveis, não gostaram da mudança no calendário e continuaram fazer tal comemoração na data antiga. Isso virou motivo de chacota e gozação, por parte das pessoas que concordaram com a adoção da nova data, e passaram a fazer brincadeiras com os radicais, enviando-lhes presentes estranhos ou convites de festas que não existiam. Tais brincadeiras causaram dúvidas sobre a veracidade da data, confundindo as pessoas, daí o surgimento do dia 1º de abril como dia da mentira.

No Brasil, o Dia da Mentira começou a ser difundida a partir do falso falecimento de Dom Pedro, notícia publicada por um meio de comunicação da época, no dia 1º de Abril de 1848 acabou sendo desmentido um dia depois.

Walt Disney também criou uma versão para os mentirosos de plantão com o clássico infantil Pinóquio que devido às inúmeras mentiras seu nariz aumentava. O escritor brasileiro Ziraldo também criou um personagem famoso por roubar, fingir e principalmente por mentir o Menino Maluquinho foi sucesso entre a criançada da época.

Até as plataformas onlines já pegaram peças nos usuários no dia da mentira. O Google, por exemplo, já anuncio uma ferramenta que transmitiria cheiro através do computador. Segundo o site o usuário apenas teria que aproximar o nariz da tela por alguns segundos para poder sentir o aroma.

E você ai? Já inventou uma mentirinha daquelas, para alguém hoje.