Pular para o conteúdo

ENSINA-ME DE VÁRIAS MANEIRAS, POIS EU SOU CAPAZ DE APRENDER, 2 DE ABRIL DIA MUNDIAL DE CONSECIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

autismo221Hoje, 02 de abril, quarta-feira é Dia Mundial de Conscientização do autismo. Instituída em 2007 pela ONU (Organização das Nações Unidas), a data é comemorado todo 02 de abril.

Conhecida como a síndrome mais complexa de estudos, o autismo ou Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID), é considerado uma das deficiências mais frequentes da atualidade. Segundo dados da própria ONU em 2010 havia mais de 70 milhões de pessoas com autismo no mundo. No Brasil, não há estatísticas concretas sobre o assunto, mas de acordo com o Projeto Autismo, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, da Universidade de São Paulo, cerca de 1 milhão de pessoas tem a síndrome no país.

O autista muito das vezes se fecha no seu próprio mundo, é conhecido por viver intensamente suas particularidade é pelo seu jeito perfeccionista ele é assim desde seus primeiros passos. Ele é autêntico, faz as coisas quando da vontade e demostra um amor incondicional pelo próximo.

Diante das estatísticas, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado no mundo todo, objetivando levar conhecimento, assim como conscientizar sobre os direitos de cada cidadão com a síndrome. Para marcar a data, diversas cidades do mundo dedicam a iluminação azul a seus monumentos, cor que representa a síndrome, por ser mais comum em pessoas do sexo masculino. No Brasil, quase todos os estados dedicaram seus principais monumentos com a iluminação.

Fazendo parte deste movimento, a Federação das APAES do Estado de São Paulo convida as APAES de todo o Brasil a aderirem o movimento. “Costumo dizer que todo dia é dia do autismo e do autista, mas nesta quarta-feira precisamos simbolizar e a nossa mobilização vai ser esta: vestir a camisa azul”, comenta o presidente da FEAPAES-SP, Dr. Marco Aurélio Ubiali.

APAE de Guaíra – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
Anel Viário Júlio Robini, s/n.º, Prolongamento Rua 26, Centro
http://guaira.apaebrasil.org.br
www.facebook.com/apaedeguaira.apae
(17) 3331-2760