Pular para o conteúdo

Prefeitura inaugura projeto de xadrez dia 27

chico pimentel (2)Seguindo a política de incentivo ao esporte como ferramenta de inserção social e de incremento a educação, a Prefeitura por intermédio da Coordenadoria da Educação inaugura no dia 27 de abril o Projeto de Municipal de Xadrez Francisco Pimentel. O espaço anexo ao Centro Social Urbano, com entrada pela Avenida 21, foi reformado e adequado à arte de ‘Caissa` – tabuleiro de xadrez – inclusive adaptações para acessibilidade das Pessoas Com Deficiências (PCDs).

Durante a inauguração, que ocorre num domingo (dia 27de abril) a partir das 13h ocorre a 1ª Etapa do Torneio de Xadrez Francisco Assis Pimentel.

chico pimentel (1)
Histórico no homenageado
Francisco de Assis Pimentel, nascido em Guaíra, Estado de São Paulo, em 22 de maio de 1962, caçula de seis irmãos, estudou na Escola Francisco Gomes de Souza. Em julho de 1985 casou-se com Maria José Giaculi Pimentel e logo vieram seus filhos, Rafael Pimentel e Lais Pimentel. Atuando há mais de 22 anos com a construção civil, aos 40 anos tornou-se servidor público municipal. Durante esses anos, aos poucos, com um amigo, chamado Joaquim, foi iniciando seus primeiros lances no Xadrez e acabou motivando os familiares. Tão logo, por volta de 1996, Francisco Pimentel ensinou aos seus filhos de 10 e 5 anos a modalidade, bem como de seus sobrinhos Adílio Pimentel, Maria Augusta Pimentel e Amarildo Pimentel.

Todo o movimento da família motivou ainda mais o Seu Chico, carinhosamente chamado pelos amigos, enxadristas e conhecidos, a tomar a frente das atividades do Xadrez Guairense, com auxílio dos experientes Antônio Carlos o “Chupeta” e Valdo Chaves.

Com isso a família Pimentel começou a disputar torneios e se destacar na modalidade em âmbito municipal, regional e nacional, com inúmeros títulos individuais e por equipes. Como técnico o Seu Chico conquistou os seguintes títulos:

– Vice-Campeão Jogos Escolares Estaduais 2008 (Penápolis)
– Vice-Campeão Jogos Regionais 2004, 2005, 2006 (Matão e Sertãozinho)
– 3º. Lugar dos Jogos Regionais2006, 2007 (Sertãozinho e Barretos)
– Vice-Campeão dos Jogos da Juventude 2006 (São José dos Campos)
– 3º. Lugar dos Jogos Abertos da Juventude 2005 (Votuporanga)

Além de ter sido técnico, coordenador de inúmeros eventos com participação de mais de 200 enxadristas, torneios municipais e ainda arbitrado, o Seu Chico também atuou como voluntário no Programa Escola da Família por quatro anos na Escola Estadual Enoch Garcia Leal, deu aulas particulares, ministrou aulas no CECON’s – Centros de Educação Continuada –  e, ainda, com o Grupo da 3ª Idade, além de ver sair do seu próprio teto enxadristas talentosos,os seus filhos, Lais e Rafael.

Hoje, casado há 29 anos, o Senhor Francisco de Assis Pimentel doou parte de sua vida em prol ao Xadrez Guairense como jogador, professor, técnico, coordenador de eventos, amigo e, também, como pai presente nos inúmeros momentos de vitórias e, principalmente, nas derrotas, onde nunca foi ausente motivando, assim, a tantos enxadristas a praticarem a arte de Caissa e pelos seus serviços prestados à comunidade enxadrística recebe esta justa homenagem.