Dicas para espantar a insônia e ter uma noite de sono maravilhosa

Dormir bem melhora o humor, a memória, previne doenças e faz você viver mais

dormir-bem

Dormir bem melhora o humor, a memória, previne doenças e faz você viver mais.

Siga estas dicas simples para espantar a insônia e melhorar a qualidade do seu sono

Tome um banho morno
Não vá para a cama agitado com a rotina do dia a dia. Primeiro tome um banho relaxante, para só então ir se deitar.

Deixe o ambiente escuro e silencioso
Desligue a TV, o computador, tablet, etc. A luz desses aparelhos atrasa a produção das substâncias responsáveis pelo aviso de que é hora de dormir.

Faça exercícios mais cedo
Pratique exercícios físicos até quatro horas antes de ir dormir. Do contrário, o corpo ainda estará agitado. Na cama, só vale o sexo que, aliás, é ótimo para relaxar.

Beba uma xícara de chá
Porém, é preciso escolher as ervas certas. Nada de tomar chá preto ou verde, ricos em cafeína, que é estimulante. Infusões de melissa e camomila induzem ao sono.

Faça uma refeição leve à noite
Coma, por exemplo, aspargos, palmito, arroz, batata, aveia ou soja. Tomar sopas com esses ingredientes é uma excelente pedida, principalmente nas noites mais frias.

Evite comer carnes gordas no jantar
A proteína que compõe esse alimento ativa o sistema nervoso simpático, responsável, entre outras funções, por deixar seu corpo em estado de alerta, favorecendo, assim, maior descarga de adrenalina.

Crie o seu próprio ritual
Depois do banho morninho, acenda uma lâmpada azul e pingue algumas gotas de óleo de lavanda no travesseiro. Essa técnica acalma os pensamentos, relaxa o corpo e induz a um sono melhor.

Tome um copo de leite morno
Esse alimento possui o triptofano, que é um precursor de serotonina, outro hormônio neurotransmissor que está fortemente associado ao relaxamento profundo.

Evite bebidas alcoólicas antes de dormir
Após alguns goles, essa substância pode afrouxar estruturas da região da faringe comprometendo a respiração. O resultado é o ronco, que prejudica as fases do sono, ou o efeito rebote, que é quando a pessoa acorda várias vezes no meio da noite.

Publicidade:
Anterior 1º de Maio: Dia do Trabalhador
Próxima [Opinião] Goleada e sequência de vitórias! - por Lígia Timão