Pular para o conteúdo

Vacinação contra gripe é prorrogada até 15 de maio

gripe vacina A

A campanha de vacinação contra a gripe em Guaíra foi prorrogada até quinta-feira, dia 15 de maio de 2014. A vacina está disponível nas seis unidades básicas de saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a vacinação contra o Vírus Influenza realizada entre o período entre os dias 22 de abril e 8 de maio, não atingiu a meta estimada de 80%. 

Até o balanço apresentado na última quinta-feira, dia 8 de maio,  5.243 de pessoas tinham se vacinado contra a gripe em Guaíra, o que representa 65,39% da meta estabelecida. 

Referente aos grupos respiratórios que se classificam entre crianças, gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores da saúde, os portadores de trissomia, os portadores de doenças crônicas e doenças renais e hepáticas, diabéticos, os obesos, os transplantados, os portadores de doenças imunossupressoras.

Vejamos porcentagem por grupo:      

. Crianças foram vacinadas 1.372, com 63,67%

. Trabalhadores da Saúde foram vacinados 409, com 49,88%

. Gestantes foram vacinadas 187, com 50,27%

.  Puérperas foram vacinadas 49, com 80,33%

.  Idosos foram vacinados 3.226, com 69,98%

Lembrando que a vacina, além de proteger contra a gripe, reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia. São necessárias duas semanas para que a dose comece a fazer efeito. Por isso, a campanha acontece no outono, para oferecer proteção no inverno, quando ocorre maior circulação do vírus. 

Adultos, inclusive gestantes, devem tomar uma dose. Ao receberem a vacina pela primeira vez, crianças de 6 meses a 5 anos devem receber duas doses com intervalo de 30 dias entre elas.

O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias. 

O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. Medidas simples como lavar as mãos com frequência ajudam a evitar o contágio. 

Sugestão de legenda – gripe vacina A- A vacina está disponível nas seis unidades de saúde do município. Quem ainda não foi vacinado, procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa.