Pular para o conteúdo

5 ideias para economizar água no dia a dia

rede_aguas

A água é um bem essencial para a vida no planeta, mas problemas como a poluição, a destruição das fontes e o desperdício deste recurso coloca em risco a sua oferta. A situação é tão crítica que cresce o número de cidades com risco de desabastecimento. Já está mais do que na hora de olhar com carinho e cuidado para este recurso que está no ambiente ao nosso redor e dentro de nós. Confira algumas ideias para economizar água:

1. Feche a torneira e o chuveiro! Ao escovar os dentes e se barbear, mantenha a torneira fechada. O mesmo vale para quando você estiver ensaboando as louças e talheres. Na hora de passar sabonete, xampu e outros produtos, durante o banho, feche o chuveiro. E tome banhos rápidos: segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) em um banho de 15 minutos, sem fechar o registro, são gastos 135 litros de água, o que já é mais do que a ONU recomenda por pessoa em um dia inteiro! Também vale usar a descarga no vaso apenas o necessário e aderir ao Xixi no Banho! E conserte os vazamentos: uma torneira pingando uma gota por segundo já em um dia cerca de 46 litros de água! Caso o vazamento seja na rede externa de água, entre em contato com a companhia de água responsável.

2. Reutilize! Sempre que possível, reutilize a água consumida em sua casa. A água da lavadora de roupas pode ser reaproveitada para lavagem dos pisos e banheiros. Coloque um balde para captar a água da mangueira de escoamento da lavadora. Recolha água da chuva em recipientes ou baldes para regar as plantas, lavar o carro, lavar roupa, limpar, entre outras tarefas. Colete a primeira água do banho (enquanto o chuveiro não esquenta) para atividades como descarga, rega, ou limpeza.

3. Repense as tarefas domésticas. Por exemplo, evite jogar óleo de fritura pelo ralo da pia. Além de correr o risco de entupir o encanamento da residência, esta prática polui os rios e dificulta o tratamento da água. Lave o carro com balde, ao invés de usar mangueiras. Também dispense a mangueira na hora de varrer as calçadas e molhar as plantas: opte pela vassoura e regador, respectivamente. Instale respiradores nas torneiras: eles aumentam a eficiência e diminuem o consumo. Evite o desperdício de água nas atividades diárias de limpeza. E atenção aos saponáceos: todos estes produtos (sabão em pó, em barra, detergentes, xampus e até a pasta de dentes) contém fosfato. Este elemento é grande degradador dos corpos d’água quando não há tratamento dos esgotos. Portanto, pesquise e escolha produtos que contenham menores quantidades de fostato na sua composição!
4. Atenção aos eletrodomésticos: use máquinas de lavar pratos ou roupas apenas quando tiver quantidades de peças suficiente para enchê-las. Sempre ajuste os eletrodomésticos para o consumo de água adequado à quantidade de peças que você está lavando. Mantenha seu aquecedor ajustado de forma a não precisar esperar a água correr até aquecer. Faça compostagem como um método alternativo de livrar-se do resto de comida, no lugar de usar os trituradores de pia.

5. Atenção ao Saneamento: Há políticas de saneamento previstas e em execução em muitos municípios brasileiros. Esta política pública é sinônimo de saúde preventiva, porque 80% das doenças (segundo OMS) tem a ver direta, ou indiretamente, com a água. Preservar os mananciais, distribuir água tratada, coletar e tratar esgotos, coletar e acondicionar adequadamente  os resíduos, são ações permanentes e que evitam danos à vida! Acompanhe as políticas de seu município e cobre as autoridades.

Fonte : http://www.sosma.org.br/blog/5-ideias-para-economizar-agua-dia-dia/#sthash.GXGm6tsr.dpuf