Pular para o conteúdo

Prefeitura promove Dia de Atenção a Saúde do Homem

saude homem (4)

No dia 25 de agosto a Prefeitura de Guaíra promove o Dia de Atenção à Saúde do Homem. Os exames preventivos e orientação para manutenção da saúde do sexo masculino ocorrem no Ambulatório de Especialidades, ao lado da Santa Casa de Misericórdia de Guaíra.

Das 7h às 11h a Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar diversos exames como PSA (prevenção câncer próstata), glicemia, aferição de pressão arterial e avalição da saúde bucal.

Há que ressaltar que os exames de PSA estarão disponíveis para homens a partir dos 45 anos e os interessados devem fazer jejum de 8 horas, não andar de bicicleta, nem de cavalo e não praticar nenhum ato sexual nas 48 horas antecederem a coleta de sangue para o exame.

O setor de Saúde avalia que por motivos culturais, os homens têm mais resistência a procurar cuidados médicos. Quando procuram já estão com a doença está detectada e em estágio evoluído e, muitos, também não seguem os tratamentos recomendados.

Indicadores da saúde pública mostram que os homens têm hábitos de vida menos saudáveis e estão mais suscetíveis a fatores de risco para doenças crônicas. Utilizam mais álcool e outras drogas em maior quantidade do que as mulheres, não praticam atividade física com regularidade e se alimentam pior.

O sexo masculino se arrisca mais tendo maior suscetibilidade a acidentes de trânsito e de trabalho.  De acordo com informações do Ministério da Saúde os homens vivem, em média, 7 anos menos que as mulheres.

Por estes e outros fatores a Secretaria de Saúde de Guaíra está promovendo a ação de prevenção com exames e orientação voltados para o sexo masculino na próxima segunda feirfa, dia 25 de agosto.