Pular para o conteúdo

Prefeitura inicia mais 500 castrações de cães e gatos

ilustra castracao (2)

A Prefeitura está retomando as atividades do Centro de Castração Municipal para fazer mais um lote esterilização de animais evitando a reprodução descontrolada de cães e gatos, principalmente os que estão negligenciados ou abandonados

Nesta etapa o objetivo é continuar castrando os cães, gatos, das Ongs, comunitários, abrigados por cuidadores e de famílias de baixa renda. 

O departamento de Controle de Zoonoses tem o propósito de diminuir o número de animais nas ruas e com cuidadores.

Nas primeiras etapas do projeto foram castrados 1.000 animais e agora serão mais 500 cirurgias, que foram licitadas pela Prefeitura com pessoal especializado em procedimentos pouco invasivos e de pronta recuperação. 

A necessidade do procedimento de imediata recuperação se justifica porque serão operados animais comunitários, que serão devolvidos aos seus locais de convívio, logo em seguida.

Serão castrados cães e gatos ― machos e fêmeas ― de rua, comunitários, que estão em posse de cuidadores (pessoas que cuidam de dezenas de animais abandonados) e de famílias cuja renda total seja até de dois salários e meio por mês.

O departamento de Zoonoses já começou os procedimentos para confecção de cadastros para as novas castra ções.

COMO FAZER?

Os interessados deve procurar o Centro de Castração que fica na rua 06, entre as avenidas 11 e 13, (próximo ao Balneário) das 7h às 13h de segunda a sexta feira, exceto às quintas feiras, quando são feitas as cirurgias.

CHIPS

Aproveitando a mobilização de animais para a castração, o departamento de Zoonoses está fazendo microchipagem dos bichos. O intento da implantação dos dispositivos eletrônicos subcutâneos nos bichos é começar o trabalho de posse responsável.

Com os animais microchipados e inseridos num sistema informatizado será mais fácil identificar o seu proprietário e, no caso de infração, aplicar as sanções.