Pular para o conteúdo

Lançamento do Plano Municipal de Turismo desperta interesse dos empreendedores

lanca plano turismo (129)Guaíra tem potencial turístico, são centenas de quilômetros de margens de grandes rios, eventos únicos, festas religiosas centenárias, sem contar o Parque Maracá, com a rubrica de Burle Marx. Com todo este cabedal a cidade lançou na sexta feira, dia 29 de agosto, o seu Plano Municipal de Turismo. Documento que elenca as potencialidades do município e norteia ações da Prefeitura para o incentivo para a recepção de visitantes.

Para enfatizar o retorno que atividade turística pode render para a cidade falaram aos presentes na Casa de Cultura professo João Augusto de Mello o prefeito de Brotas, Orlando Pereira Barreto Neto, o Du Barreto, que já está em seu quarto mandato como prefeito daquele município que é o destino de turismo de aventura mais conhecido do Brasil e o 1º Diretor Social do parque Aquático Thermas dos Laranjais, Selim Jamil Murad empreendimento que hoje é o quinto maior parque aquático do mundo, e está localizado na cidade de Olímpia, muito perto de Guaíra.

O mais interessante das experiências de sucesso em Olímpia e Brotas é que os empreendimentos começaram praticamente do zero. Brotas antes de ser a cidade do turismo de aventura, polo internacional de visitação rural, amargou a falta de opção na economia com a derrocada da cultura do café no interior paulista. A cidade que em 1912 tinha 19 mil habitantes, perdeu população e chegou aos 11 mil em 1980. Como saída para geração de emprego em meados da década de 1990, o turismo fez Brotas se desenvolver e recuperar população que atualmente voltou aos 20 mil habitantes. Esta foi a cronologia traçada por Du Barreto.

Nesta época Brotas tinha infraestrutura básica muito precária, sem Pronto Socorro e, até mesmo, terminal rodoviário.

Selim Murad confirmou a tese de que os empreendimentos começam nos pequenos investimentos com grandes ideias, relembrando, com imagens de época que o Thermas dos Laranjais, que atualmente atrai 1 milhão e 600 mil visitantes por ano começou do empreendedorismo de vanguarda de Benito Benatti e quando da inauguração da primeira piscina de águas quentes, com visita do governador do Estado um imprevisto lançou terra na piscina e os próprios fundadores do clube fizeram a limpeza manualmente.

Para se ter uma ideia do impacto positivo do empreendimento a cidade de Olímpia com seus 53.000 habitantes possui hoje 8 mil unidades de hospedagens (vagas em hotéis, pousadas e similares) Só para comparação, Santos cidade turística, a beira mar com o maior porto da América Latina, e população de 433 mil residentes, possui 13 mil UHs. 

GUAÍRA ENGRENANDO 

O público que era formado por empresários do setor de turismo, hotelaria, restaurantes e proprietários de áreas rurais com potencial turístico, ficou interessado na explanação dos convidados e apresentação do plano guairense.

O prefeito, Sérgio de Mello confia no potencial receptivo do município e já tem projeto encaminhado para iniciar um grande empreendimento de produto turístico no Guaritá, mais precisamente nas barrancas da represa da hidrelétrica de Porto Colômbia, no Rio Grande. Localidade com características peculiares, como uma praia natural de ‘areia negra’ e águas cristalinas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, o vice-prefeito, Denir Ferreira dos Santos ressaltou a denominação de Guaíra Cidade das Artes, uma analogia ao MAE – Museu Aberto das Esculturas – e o Ecal – Encontro Cultural de Arte Livre –, um dos eventos singulares de Guaíra. Celebrando o potencial guairense, Denir terminou sua fala com: “Eu acredito”.

O plano de Guaíra formatado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico com apoio de demais setores foi apresentado pelo consultor, Manoel Pedro Leal. Profissional do turismo com décadas de bagagem, que também ficou muito impressionado com o potencial inexplorado de Guaíra.

Todo evento foi acompanhado pelo Delegado Regional de Turismo, Cézar Vilela, que esteve representando o secretário de turismo do Estado de São Paulo, agente que serve de ligação entre o interesse de Guaíra e a chancela da Secretaria de Estado para Guaíra se tornar uma cidade de interesse turístico.