Pular para o conteúdo

Faça Bonito inicia luta contra abuso sexual a menores

faca bonito lança (26)
Na sexta feira, dia 5, foi lançada no gabinete do prefeito, Sérgio de Mello, a campanha Faça Bonito uma empreitada editada pela Coordenadoria de Assistência Social que já teve ações executadas e pretendeu ser um pontapé inicial na erradicação da exploração sexual a crianças e adolescentes.

Participaram das atividades de distribuição de camisetas e adesivos a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Selma Alves Mello, a diretora da Assistência, Maria Adriana Barbosa de Oliveira Gomes, secretária da Educação, Aparecida Ferreira dos Santos, representante da Sogube e CMDCA, Márcia Matsumoto Gonçalves, conselheiras tutelares: Ana Amélia Pimentel e Lauriane dos Santos Vilas Boas, comandante PM, capitão André Luiz Hannickel, comandante da GCM, Reginaldo Izaias, coordenador adjunto de Esportes, Alessandro Camilo, representando Associação Lar, Patrícia Cardoso Cipriano, secretário de Desenvolvimento Econômico, Denir Ferreira dos Santos, os vereadores: Mário Carlos Nogueira Neto e Antônio Eurípedes da Silva, da Ecko Consultoria, a psicóloga, Daniela Leal Ramos e Rose Silva e a assistente social do Fórum, Creunice Maria Borges Bou Ali. A ideia é sensibilizar toda a comunidade a fim de ampliar a proteção aos menores contra a exploração sexual.

Conforme relatou a psicóloga da Ecko, Daniela Leal Ramos : “O abuso sexual na grande maioria das vezes ocorre no ambiente doméstico o que dificulta a apuração”, ressaltando quem  em 2013, as autoridades judiciárias e policiais registraram sete casos e em 2014, somente até o início de setembro, já são nove casos. Destacando que estes são os casos que culminaram em investigação. A maior parte não chega ao conhecimento das autoridades.

“A campanha Faça Bonito se realiza por cada pessoa, iniciativa individual, todos têm que ser sujeito da ação”,  considerou a presidente do Fundo Social, Selma Alves Mello.

Na solenidade Selma leu um ofício da juíza da Vara da Infância e Juventude, Renata Carolina Nicodemos Andrade, que não pode comparecer à solenidade, mas expressou seu apoio ao esforço para erradicação do abuso a menores. “O cidadão que denuncia com responsabilidade um abuso, presta um serviço a comunidade”, registrou a magistrada.

Baseada nestes dados, e preocupada com o resguardo de uma infância saudável para Guaíra, a Prefeitura mobilizou, pela Assistência Social, uma densa campanha de enfrentamento ao abuso e exploração sexual.

Ato contínuo ao lançamento no gabinete os participantes saíram à rua e colaram adesivos em diversos carros parados no estacionamento da Prefeitura e que passavam pelas ruas do entorno do Paço Municipal.