Pular para o conteúdo

Solução desenvolvida pela Algar Telecom reduz queda de chamadas para pré-pagos em 40%

angry-man-yelling-in-to-mobile-phone-o1-e1328147314205

Equipe de inovação da companhia criou uma plataforma interna de controle de crédito pré-pago, nomeada em linguagem técnica de Online Charging System (OCS)

Uberlândia, 18 de setembro de 2014 – Uma solução desenvolvida pela Algar Telecom tem apresentado bons indicadores e elevado o pilar de inovação da empresa frente ao mercado de tecnologia e telecomunicações.

A plataforma de controle de crédito pré-pago, conhecida tecnicamente como Online Charging System (OCS), reduziu a queda das chamadas em até 40%, quase dobrou a capacidade de chamadas por segundo e fez com que o estabelecimento de chamadas diminuísse de 0,4 milésimos de segundo para 0,1 milésimo de segundo.

No bolso do cliente, o principal benefício consequente à implementação da nova solução está relacionado à possibilidade de promoções ofertadas no futuro dentro dos planos da operadora. Atualmente, a companhia possui mais de 1 milhão de clientes ativos nesta plataforma.

Como vantagens para a Algar Telecom, por meio do sistema, os processos de novos produtos e serviços pré-pagos poderão ser implantados em produção com maior rapidez, além de trazer alta redução de custos se comparado com a plataforma usada anteriormente. O software teve custo de produção equivalente a 1,35%, ou R$ 200 mil, do total gasto pela operadora para usar o sistema anterior por nove anos, R$ 14,8 milhões.

“Além dos ganhos financeiros para a empresa, nos sentimos orgulhosos por ver nossos talentos se tornarem referência dentro de um mercado amplo de tecnologia nacional. Ficamos ainda mais satisfeitos em saber que essas pessoas poderão ter suas ideias vistas pelo mundo todo”, afirmou o coordenador da Assessoria de Inovação e Desenvolvimento da Algar Telecom, João Henrique de Souza Pereira.

Batizada com o nome de Algar OCS, a solução pode ainda trazer outros méritos para a companhia mineira, como, por exemplo, comercializá-la para operadoras do mundo todo.

Reconhecimento

Devido aos números revelados a partir da aplicação da Algar OCS na Algar Telecom, a plataforma foi reconhecida, neste ano, na 13ª Mostra de Inovação do grupo Algar, pela categoria melhor em resultado Ebit (contribuição financeira efetiva). A ideia concorreu com mais 39 iniciativas desenvolvidas por associados – como são chamados os funcionários das empresas Algar.

 

Curiosidade técnica

A Algar OCS foi desenvolvida sob tecnologia open-source, assim como o sistema operacional Linux e linguagens de programação não proprietárias, seguindo as especificações 3GPP e envolvendo os protocolos SIP, CAPv2, CAPv3, Diameter, SMPP e HTTP.

 

Sobre a Algar Telecom

A Algar Telecom é uma empresa de telecomunicações 100% brasileira e com práticas ambientais reconhecidas no mercado. A companhia oferece telefonia fixa, celular, internet, comunicação de dados, tv por assinatura, código 12 para ligações de longa distância (nacional e internacional), data center, cloud computing, gerenciamento de redes e segurança e videoconferência.

Está presente nas principais regiões do Brasil, atendendo mais de um milhão clientes, pessoas físicas e clientes corporativos, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Distrito Federal.

A sustentabilidade e a inovação permeiam toda a organização, desde o desenvolvimento de tecnologia de ponta até a estrutura de rede com menor consumo de energia. O atendimento próximo é o principal diferencial da Algar Telecom, que busca sempre as melhores formas de relacionamento.

Sobre o Grupo Algar

Algar é um grupo empreendedor, 100% brasileiro, fundado em 1929 e com atuação em todo território nacional. No Grupo Algar, trabalham cerca de 25 mil associados servindo quase 2 milhões de clientes com soluções em TIC, Agro, Serviço e Turismo.