Pular para o conteúdo

Ações do Novembro Azul já estão ocorrendo

saude homem

No mês passado a Secretaria de Saúde de Guaíra já promoveu a Semana do Homem, quando orientações e exames preventivos à saúde do sexo masculino foram desenvolvidos, como o caso do teste de câncer de próstata e para sexta-feira, dia 14 ocorre no Ambulatório de Especialidades o Dia D. Um dia de orientação e prevenção ao diabetes.

A secretária de Saúde, Juliana Cristina Costa Rodrigues de Souza esclarece que estas mobilizações de saúde pública fazem parte da programação do Novembro Azul na cidade de Guaíra. Lembrando que a nomenclatura e o mês são elementos alusivos para reforçar na rede pública a necessidade de aumentar os cuidados com a saúde do sexo masculino, que tradicionalmente tem maior resistência em procurar a assistência médica.

Aproveitando o movimento que surgiu na Austrália, em 2003, e o Dia Mundial de Câncer de Próstata, no dia 17 de novembro e que o movimento Novembro Azul é, também dedicado ao Diabetes mellitus, no dia 14 de novembro, data de nascimento do Dr. Dr. Banting, descobridor da insulina, Guaíra está promovendo na sexta-feira, dia 14, o Dia D. Uma mobilização das 7h as 11h quando equipes da saúde municipal vão fazer orientações quanto a saúde do diabético, seus hábitos de vida e também testes de glicometria e aferição e peso. Ações que visam a sensibilização da população para a detecção e controle da doença. Quando os participantes, diabéticos ou não poderão participar, conferindo o nível de glicemia e detectando se é necessário encaminhamento para o tratamento médico, para aqueles que já adquiriam a patologia e ainda não sabem.

A Secretaria de Saúde recomenda aos participantes que compareçam ao Dia D em jejum para que possa fazer o teste do diabetes.

fonte: Depto. de Comunicação da Prefeitura de Guaíra