Pular para o conteúdo

Começa hoje a Semana da Consciência Negra

10480225_716920771717387_6877807673132183435_n

Com o propósito de despertar o orgulho na comunidade negra levando a todos a importância de uma cultura, que apesar de presente no conjunto cultural brasileiro, é negligenciada na história oficial. Com este escopo e o intento de fortalecer a cultura negra, a Diretoria de Cultura e Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Guaíra formataram uma semana com colóquios para a profunda reflexão sobre os avanços e deficiências no desenvolvimento da comunidade negra do município.

A semana inicia, na segunda-feira, dia 17, com palestra do cientista social e professor, José Ricardo Marques e a pedagoga Silvia Seixas, com tema Mito da Democracia Racial, a partir das 19h30 no Cerea.

Na terça-feira, dia 18, tem debate com o Coletivo Negro da Unesp e professores da rede municipal de ensino, o tema é a Lei 10.636/2003. Lei torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares. A argumentação ocorre no auditório da Secretaria de Educação a partir das 18h.

Na quarta feira, dia 19, tem cine debate, com o diretor de comunicação, Alex Queli Tomé. Ele que é graduado em Comunicação Social, especialidade audiovisual, pela Ufiscar, apresenta para a conferência o filme “Quanto vale ou é por quilo?”, vencedor do prêmio Kikito, no Festival de Gramado. O encontro ocorre às 8h no Cerea, que às 14h abriga o debate com Coletivo Negro da Unesp e a cientista social Neusa Marcondes que trata da Empregabilidade e Identidade Negra. E, findando o dia, a partir das 19h30, ainda no Cerea tem a palestra com a médica cubana, Yudisleidy Ramirez Glean que aborda o tema Anemia Falciforme e Hipertensão, doenças as quais comunidade negra brasileira está mais predisposta a desenvolver.

Para o feriado do Dia da Consciência Negra a Prefeitura preparou uma programação com muita diversão e valorização da cultura afrodescendente, o Vila Afro, com show do Eletro Afro, desfile e penteados afros na praça da Vila Aparecida, a partir das 18h.

 fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Guaíra