Pular para o conteúdo

16 ALIMENTOS QUE CRIANÇAS ATÉ DOIS ANOS DE IDADE NÃO DEVEM INGERIR

Cuidar da alimentação dos pequenos não é nada simples. Especialmente em tempos onde a indústria alimentícia maquia seus produtos como nutritivos e incentivam os pais à compra para “facilitar” o dia a dia.

Há, também, a dúvida dos pais na hora de alimentar as crianças logo depois que passam pela fase de amamentação.  Quando os bebês chegam aos 12 meses, além de criarem mais autonomia pela curiosidade de experimentarem novos sabores, existem os vovôs e vovós, tios, tias, padrinhos, madrinhas e mais um monte de gente que vai querer alimentá-los com “comidinhas gostosas”, acreditando ser um agrado saudável.

Por isso, é importante a orientação de profissionais ou, pelo modo mais rápido, buscar informações em sites com fontes confiáveis e estar sempre alerta e saber o que dar de comer para as crianças.

Dentro do universo da comida, há uma série de alimentos que não devem ser ingeridos até que a criança complete dois anos de idade. Portanto, é importante ler a embalagem dos rótulos para saber a composição e observar a idade indicada para consumo.

A seguir, uma lista com 16 alimentos que devem ser definitivamente eliminados da alimentação das crianças até completarem o segundo ano de vida. Confira:

1. Chocolate

Deixe de lado a tentação. Chocolate é rico em açúcar, cafeína, possui alto teor de gordura e pode causar alergia e problemas gastrointestinais. É um alimento que contém oxalato de cálcio, uma substância que pode causar o aparecimento de cálculo renal no organismo. De acordo com a nutricionista Susy Graff, Apesar do chocolate ser um alimento energético e rico em cálcio, ele não oferece benefícios na dieta infantil: “Chocolate não é uma fruta. O excesso pode causar aumento de colesterol e peso e trazer alguns problemas de saúde”, explica Susy. Portanto, o consumo deste alimento deve ser evitado, ao máximo, até os dois anos de idade.

2. Balas, pirulitos

O açúcar em excesso é um perigo! E não só para a saúde bucal. A ingestão destes alimentos pode deixar as crianças pequenas irritadas e dispersivas. Além de provocar maior concentração de insulina no sangue, balas e pirulitos (e outros doces com açúcar), também aumentam a quantidade de adrenalina. Este hormônio em excesso para os pequenos, pode provocar ansiedade, excitação e dificuldade de concentração. Fora o perigo da criança engasgar… Balas, pirulitos e outras porcarias do tipo: não!

3. Achocolatado

O leite materno é a melhor opção, claro. O caso do achocolatado é parecido com o chocolate em termos de ingestão,  consequências alérgicas e quantidade de açúcar. O ideal é que você busque outro ingrediente para preparar o “tetê” do neném. Em alguns produtos, os fabricantes alertam os consumidores para que o consumo deste alimento não seja feito por crianças antes dos 3 anos de idade

4. Café

Este item pode parecer óbvio, mas já vi papais e mamães darem café para os pequenos naturalmente. Mas não!  Por ser rico em cafeína, o café é estimulante e provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, aumenta a circulação, acelera os batimentos cardíacos e a atividade cerebral. Segundo a nutricionista e educadora Flávia Molina, apenas crianças acima de seis anos estão prontas para experimentarem os primeiros goles de café. Ainda assim, o melhor é não estimular o consumo deste alimento tão cedo para não atrapalhar no crescimento nem interferir no aprendizado.

5. Salgadinhos, biscoitos e bolachas doces e recheadas

Reunião de porcarias: alimentos industrializados ricos em sódio, ingredientes transgênicos, glutamatos, corantes e gorduras. Trazem sérios riscos para as crianças podendo provocar, mais tarde, doenças como obesidade, hipertensão, colesterol e triglicérides. Evite ao máximo! Açúcar é um veneno.

6. Embutidos (peito de peru, salsicha, mortadela, presunto, salame)

É tudo ruim: riquíssimos em sódio, gorduras, conservantes, corantes, nitrato (substância que dá a cor avermelhada e é altamente cancerígena). Independente da idade, estes alimentos fazem mal pra caramba. Não dê às crianças e aproveite para evitar o consumo e cuidar da sua saúde também. Prefira combinar pães com queijos frescos. Quanto menos embutidos na vida, melhor.

7. Refrigerante

Benefício zero para qualquer idade. São ricos em açúcar, corantes, conservantes, sódio e outros químicos. Os refrigerantes do tipo cola contém cafeína e estimulam a falta de concentração, desencadeiam a excitação, prejudicam o sono e causam nervosismo às crianças. Evite você e as crianças! Saiba mais sobre os malefícios desta porcaria aqui.

8. Bebidas achocolatadas prontas

Alimentos industrializados sempre vão estar na lista vermelha. Os achocolatados prontos fazem parte dos alimentos que devem ser excluídos da dieta dos pequenos. Além de ser um produto fake, não possui nenhum benefício: é cheio de gordura, conservantes, aromatizantes e açúcar. Ou seja, deixe a preguiça de lado e prepare um leite batido com frutas bem gostoso!

9. Bebidas lácteas

Quase todos os tipos de bebida láctea não trazem benefício nenhum à saúde das crianças. Coloridas artificialmente, com emulsificante de sabor, estes alimentos são ricos em açúcar, conservantes e outros químicos. Depois dos 2 anos de idade, prefira os iogurtes naturais feito em casa ou busque por marcas que vendem o alimento batido e sem conservantes. Optando por estes produtos de verdade, lembre-se de estimular a imaginação e preparar coisinhas gostosas para as crianças.

10. Leite fermentado

Alimentos industrializados e ricos em açúcar devem ser evitados ao máximo até que a criança seja, naturalmente, apresentada a este universo. Além disso, o consumo de leite fermentado pode causar reações alérgicas e uma interferência precoce na aceitação de outros alimentos. O melhor é que o leite fermentado apareça na vida dos pequenos apenas depois dos dois anos de idade.

11. Bebida à base de soja

Devemos frisar que o leite materno deve ser o único alimento dos bebês até 6 meses de idade. O leite de soja contém quantidade insuficiente de cálcio e deficiências de certos nutrientes para o desenvolvimento do neném como cálcio, carboidrato e gordura saudável, além de não conter metionina, aminoácido responsável pela redução dos níveis de colesterol no sangue e na remoção de restos tóxicos do fígado. Antes de 1 ano de idade, o extrato de soja pode causar alergia e deficiência nutricional. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, produtos à base de soja só devem ser consumidos após 2 anos de idade.

12. Petit Suisse

Tem nada de bom nestas sobremesas rosinhas . Mais uma vez: é industrializado, contém corante, conservantes, emulsificante de sabor, gordura, açúcar e a coloração só serve como atrativo para o consumo das crianças. Benefício zero!

13. Sucos industrializados com açúcar

Além de ter uma composição sem benefícios para os menores de 2 anos, estes sucos não são nem um pouco saudáveis e de frutas não há nada. Já falamos aqui no Comendo com os Olhos sobre o tema e a reação das crianças ao descobrirem do que suas bebidas favoritas são feitas de verdade. Confira aqui.

14. Comidas prontas industrializadas (nuggets, hambúrgueres, almôndegas, lasanhas, etc)

A grande maioria destes alimentos não tem nenhum valor nutricional, não são fontes de proteína, são ricos em sódio e gordura trans. O ideal é que você dedique um tempo para preparar uma alimentação saudável ao invés de render-se à praticidade da alimentação preguiçosa. O caseiro nunca vai deixar de ser a melhor opção.

15. Gelatina

A gelatina é um alimento pouco valor nutritivo, com muito açúcar e corantes. O ideal é que as crianças consumam apenas depois dos dois anos de idade.

16. Macarrão instantâneo

De novo: alimentos industrializados sem nenhum valor nutritivo. Além disso, o macarrão instantâneo contém altíssimo teor de sódio , que pode causar danos aos rins, conservantes, adoçantes e uma série de aditivos químicos totalmente dispensáveis para pessoinhas que estão começando a desenvolver uma vida neste planeta.

fonte: Comendo com os Olhos