Pular para o conteúdo

Campanha de prevenção do câncer bucal

prevencao cancer bucal

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Núcleo Preventivo da Fundação Pio XII trouxe este ano para Guaíra a campanha do câncer bucal concomitante à mobilização do Outubro Rosa.

Uma inovação que facilita o diagnóstico rápido e o tratamento imediato. A campanha teve início no dia 4 de novembro, na USF – Unidade de Saúde Familiar do bairro Nádia e seguiu por outras unidades.

Os atendimentos são feitos todas as terças-feiras na unidade móvel que veio da Fundação Pio XII – Hospital do Câncer de Barretos, em  pontos  fixos  diferentes, das 8h às 17h. Esta campanha é voltada para homens e mulheres que tenho idade acima de 40 anos,  fumantes e consumidores de bebidas alcoólicas.

Essa parceria existe desde dezembro de 2013, quando o Núcleo Preventivo da Fundação Pio XII  ofertou uma capacitação para os dentistas da rede municipal de Guaíra. Capacitação que teve início na Casa de Cultura e finalizou com um curso na Pio XII. A Ideia de trazer a campanha para Guaíra foi do Dr. Carlos Deyver Souza Queiroz que é o coordenador do Departamento de Prevenção de câncer de boca de Barretos.

O câncer bucal é um tumor maligno que  pode aparecer nos lábios e a cavidade oral. O principal sintoma são feridas na boca que custam curar.

Por isso é essencial que as pessoas que se enquadram no perfil procurem a unidade móvel, para serem examinados, pois tendo a suspeita da doença o paciente automaticamente é encaminhado para o Pio XII, onde receberá o atendimento rápido e um tratamento eficaz.

Essa campanha teve o atendimento nos dia 4, 11 e agora com a finalização no dia 25 de novembro na USF do Bairro Vila Aparecida.

O atendimento será das 8h as 17h. Então os interessados devem ir ate a Unidade móvel, portando CPF e RG. Uma atitude simples que pode fazer toda a diferença.