Pular para o conteúdo

Postos continuam aplicando vacinas contra Pólio, Sarampo e HPV

VACINA-12

A campanha de vacinação contra Poliomielite para crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias foi prorrogada até dia 31 de dezembro, assim como a vacina contra Sarampo para crianças de 1 ano a 4 anos 11 meses e 29 dias.

As crianças nessa faixa etária que ainda não foram vacinadas na campanha, que se iniciou no dia 8 de novembro, devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa para tomar as doses. É importante levar a carteirinha de vacinação para as equipes da Vigilância Epidemiológica verificarem e manterem a imunização em dia.

Um alerta da vigilância é para as pré-adolescentes acerca da vacina contra o HPV.  Esta imunização faz parte do calendário básico de vacinação, então todas as meninas de 11, 12 e 13 anos que ainda não receberam nenhuma dose da vacina devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa.

Aquelas que já receberam a 1ª dose há mais de 6 meses devem estar recebendo a 2ª dose.

Para estarem imunes contra a doença as meninas devem tomar 3 doses da vacina, sendo a 2ª dose 6 meses após a 1ª e a 3ª e última dose, após 60 meses (5 anos) da 1ª dose.

Em Guaíra a cobertura vacinal da 1ª dose superou a meta, com 863 adolescentes vacinadas, quando a meta era 817. Já no caso da 2ª dose, até o diz 11 de dezembro, apenas 534 garotas tomaram, o que perfaz apenas 65% da meta.

A vacina do Sarampo em Guaíra já atingiu de 97,19% do público alvo, até o dia 11 de dezembro. A população estimada para faixa etária alvo é de 1.888 e receberam a dose 1.835 crianças.

A pólio teve uma cobertura vacinal de 99,67% com uma meta estabelecida para 2.127 crianças na faixa etária e aplicação de 2.120 doses.

A Vigilância Epidemiológica orienta a todos pais e responsáveis por crianças e adolescentes na faixas etárias alvos das vacinações, que verifiquem a carteira de seus filhos e compareçam as unidades de saúde mais próximo de suas residência, para a aplicação da dose ou esclarecimento de dúvidas. A prevenção ainda é o melhor remédio.