Pular para o conteúdo

Guaíra sedia em julho as Olimpíadas Especiais das Apaes – Edição Estadual

circuito especial esportes (27)

Para as 18ª Olimpíadas Especiais das Apaes – Edição Estadual são esperadas 1.000 pessoas, entre atletas, técnicos e acompanhantes. Os jogos que reúnem as modalidades: atletismo, basquetebol, futebol de sete, natação, tênis de mesa, dominó e damas serão disputados em praças esportivas da Prefeitura, clubes privados e de serviço de Guaíra no período de 21 a 26 de julho deste ano. As competições são organizadas Apae, com apoio da Prefeitura.

Os atletas ficarão alojados nas escolas municipais: Vicencina Vaccaro Morsoleto, Maria Auxiliadora Alves Lelis, Vera Lúcia Vital e Francisco Gomes de Souza. O Centro de Lazer deve ser utilizado para alimentação e confraternização dos participantes.

As praças esportivas elencadas para as disputas foram: piscina da Academia Água Viva, Ginásio de Esportes José Figueiredo, poliesportivo Ramize Elias, quadra da Escola Vera Lucia Vital, campo de futebol de sete do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, campo de futebol de sete do Orbis Clube e pista de atletismo Reynaldo Modes Stein.

O objetivo dos jogos é favorecer o desenvolvimento global da pessoa com deficiência intelectual e sua integração na sociedade, pela prática esportiva adequada às suas necessidades especiais.

Mais do que isso, a intenção é estimular a ação participativa e integrada de atletas, profissionais, dirigentes e famílias durante a realização dos jogos. Tem ainda as premissas de estimular o desenvolvimento cultural, aprimorando o sistema psicomotor, a aquisição de experiências que venham enriquecer os conhecimentos e facilitar a relação com o meio ambiente em que os atendidos das Apaes vivem, contribuindo para o exercício da cidadania.

Nesta empreitada a Prefeitura será responsável pelo alojamento dos atletas, técnicos e acompanhantes, alimentação, praças esportivas, materiais para prática esportiva, equipe de suporte para algumas modalidades esportivas, estruturas, equipamentos de imagem e som, oferta de transporte em situações especiais, ambulâncias, médicos, enfermeiros e segurança.