Pular para o conteúdo

Mito ou verdade: a chuva pode fazer a internet ficar lenta?

10430482_811185232292653_1320275666176966288_n

Imagine a seguinte situação: você está em sua casa navegando pelo TecMundo e eventualmente jogando algum game online. De repente, o tempo passa a mudar e uma chuva forte começa a cair. Como em um passe de mágica, a navegação fica lenta e o jogo cai, até que finalmente a conexão com ainternet desaparece de vista. Esse caso – e outros parecidos – provavelmente já deve ter acontecido com algumas pessoas.

Mas será que tudo isso está relacionado com a chegada da chuva? Será que essa condição climática é realmente capaz de afetar a nossa navegação, downloads e jogos online? Nessa matéria, vamos desmistificar essa questão, explicando quais são os efeitos da chuva sobre a qualidade do sinal emitido pelos provedores de internet.

Como a internet chega até os nossos lares?
Para começar a entender esse assunto, primeiro devemos compreender como a internet faz para chegar até as nossas casas. Dependendo do tipo de conexão, o sinal que dá acesso aos seus sites favoritos pode chegar de diversas formas. O ADSL, cabo, satélite e rádio são as principais delas.

Longe de querer explicar o funcionamento detalhado de cada uma – informação que você pode conferir aqui –, é importante saber que todas trabalham de um modo diferente. Portanto, é natural que as intempéries do tempo tenham reflexos distintos em cada caso.

Continue lendo o conteúdo no: TECMUNDO