Pular para o conteúdo

PREFEITURA AINDA NÃO DISTRIBUIU O CARNÊ DO IPTU À POPULAÇÃO GUAIRENSE

IPTU

Em fevereiro a prefeito havia dito que o atraso era decorrente da impressão dos carnês e que seriam entregues em março. Agora explica que ainda não foram entregues por consequência da alteração no georreferenciamento

O mês de abril já começou e até agora a população guairense não recebeu o seu carnê do IPTU (Imposto predial territorial urbano). Segundo o diretor tributário da prefeitura, Carlos Donizete de Souza Vilela, “houve um atraso mas os guairenses devem receber seus carnês ainda essa semana”.

Em fevereiro, a prefeitura de Guaíra havia divulgado que distribuiriam os carnês em março com vencimento para abril. Agora os carnês serão entregues este mês e o guairense terá menos de 30 dias para fazer o primeiro pagamento, já que, de acordo com Carlos, o vencimento será para o final de abril.

“Quem pagar tudo ainda no final de abril terá desconto de 10%, mas ainda há a opção para pagamento em cinco vezes, com vencimentos bimestrais” diz. Como não houve afirmação de uma data específica por parte da prefeitura, fica a dúvida de que o cidadão receba o carnê ainda essa semana.

Indagado sobre esta grande demora, Carlos alegou que eles tiveram problemas com a licitação sobre a troca dos bancos – o banco responsável pelos recebimentos dos tributos deste ano será o Banco do Brasil – e por consequência da alteração de medição das áreas, o georreferenciamento, além do atraso na impressão dos carnês do IPTU em uma gráfica.

A arrecadação do IPTU deste ano deve trazer aos cofres públicos R$3.500.000,00, apesar de serem lançados R$5 milhões. Ao ser questionado sobre o atraso atrapalhar essa arrecadação e o bolso do guairense, Carlos alega que o valor das parcelas (para quem dividir) será o mesmo de sempre.

Na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira, 31, alguns vereadores comentaram sobre os problemas de arrecadação da prefeitura, que por consequência de inadimplência, no ano passado arrecadou muito menos do que esperado. Mas, com certeza, este atraso na entrega dos carnês influencia neste prejuízo já que muitos guairenses tiveram de utilizar este dinheiro, que seria para o pagamento do IPTU, para sanar outras dívidas, por consequência da crise em que o país vive atualmente.

Para este ano, o IPTU terá aumento de 6,62% referente ao reajuste da inflação IPCA. Não haverá prazo de 30 dias para o pagamento, já que abril se iniciou e o primeiro vencimento será para o final deste mesmo mês, dando uma “surpresa” ao bolso do cidadão guairense.

fonte: Jornal O Guaíra