Pular para o conteúdo

Banda Detonautas fecham o ECAL deste ano em Guaíra

detonautas - ecal (1)

Já está confirmada a banda de pop rock Detonautas para fechar o Ecal no dia 26 de julho. Os músicos cariocas até já incluíram o espetáculo de Guaíra em seu calendário oficial de shows.

Com uma programação eclética e privilegiando todas facetas das mais diversas nuances das manifestações culturais, das locais até as internacionais. Um encontro recheado de teatro, música, artes plásticas e, entre muitos outros, até os populares bordados e biscuit.

A notícia pegou de surpresa e animou a juventude guairense, que ao saberem da contratação da banda para esta edição do Encontro Cultural de Arte Livre no site oficial da trupe de Tico Santa Cruz começou a movimentar as redes sociais.

O coordenador de Cultura do Município, Pitt Dias promete que todas as faixas etárias terão seu espaço no Ecal de 2015. “Desde que assumi a Coordenadoria de Cultura a minha bandeira é democratizar o acesso a cultura. Fazer da difusão cultural mais uma ferramenta para a inserção e integração social. Cultura para todos em todos os cantos do município”.

O Ecal que ocorre de 17 a 26 de julho tem por objetivo oportunizar a todos artistas e artesãos locais um espaço para mostrar seus trabalhos. Uma festividade tradicional durante as férias de inverno que com o passar das edições se tornou o momento do ápice cultural no município, muito apreciado e esperado pela população. Todas as atrações são gratuitas.

A valorização e democratização da cultura é uma premissa da administração de Sérgio de Mello e Denir Ferreira dos Santos que desde que assumiram vêm enunciando uma política de profusão cultural em todas suas matizes para Guaíra. Aproveitam eventos de grande envergadura, não se restringindo ao Ecal, mas outros por exemplo aniversário da cidade e carnaval, para criar públicos afetos à manifestações culturais alternativas e fora do círculo kitsch.

Detonautas

Com a formação Tico Santa Cruz (vocal, violão e guitarra) Phill , (guitarra e vocal de apoio), Renato Rocha (guitarra,  Macarrão (baixo), Fábio Brasil (bateria) e Cléston (DJ e percursão) a história do Detonautas começa em 1997  inspirada pelo som do gênero americano, o Rock. Geralmente as letras de suas canções referem-se a amor, violência e corrupção e uma preocupação com a cidadania que marca o perfil de luta social e política da banda.

Influenciaram os músicos cariocas grupos de rock dos anos 80 e 90 como Guns n’ Roses, The Black Crowes, Nirvana, Red Hot Chilli Peppers, Pear Jam, The Cure, Capital Inicial, Ultraje a Rigor, Plebe Rude, Raul Seixas, Legião Urbana e Tianastácia.

Nos últimos anos com uma inclinação às baladas românticas o show do Detonautas no encerramento do Ecal promete ser um espetáculo ímpar, como são todas as atrações do encontro cultural de Guaíra.