Pular para o conteúdo

Guaíra registra 147 casos positivos e confirma epidemia de dengue na cidade

11009136_651294121639341_2611524695334775432_n

A vigilância epidemiológica confirmou: Guaíra está com epidemia de dengue. O município já registra 147 casos positivos da doença e mais de 150 casos suspeitos.

O diretor de Vigilância em Saúde, Dr. Eloi Junqueira Lelis ressaltou a grande preocupação em atingir este alto número em tão pouco tempo. Os bairros que se encontram em estado de alerta são: Aniceto, José Pugliesi, Nossa Senha Aparecida (Vila Aparecida) e Eldorado. Mas no geral, os focos do mosquito estão espalhados por toda a cidade.

Para Guaíra, 147 casos se tornam epidemia, pois os números são divididos pelo total da população. “A Organização Mundial da Saúde afirma ser epidemia quando há 300 casos para 100 mil habitantes” diz Eloi.

De acordo com o diretor, até o dia 05 de maio a cidade registrava 70 casos e foi considerada pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) que estava em controle. Mas, após esta data, o número saltou e chegou a ter mais de 27 casos confirmados em apenas um dia.

“Nós estamos trabalhando muito, mas a população precisa ajudar. O trabalho não cabe apenas ao poder público” ressalta Eloi, que ainda destaca que há 30 funcionários atualmente fazendo as vistorias.

O grande problema enfrentado pelas equipes da vigilância são as residências que insistem em não abrir suas portas para que os funcionários façam as vistorias. “De todas as casas que visitamos, mais de 20% não nos atendem e não podemos jogar veneno se este número não cair para 15%. Precisamos da compreensão de todos”, destaca o diretor. “Nós tivemos a oportunidade de constatar que havia gente dentro de casa e não nos atendeu” completa Eloi.

A vigilância já entrou em contato com a secretaria de saúde e com a prefeitura, que já têm ciência do número de casos confirmados. Eles agora aguardam um retorno do prefeito para saber se haverá mudanças para tentar amenizar a epidemia de dengue. “A obrigação é do poder público, mas a vistoria da residência é um dever de todos” afirma Junqueira.

“O ano dengue teve início em julho de 2014 e vai até junho de 2015. No primeiro semestre deste ano dengue Guaíra possuía 15 casos confirmados. Podemos analisar a falta de cuidado da população através do salto dos casos positivos que chegam a 147, podendo aumentar”, conclui Eloi.

Recomendações

No Brasil, até o final de abri de 2015 foram registradas 229 mortes por decorrência da dengue e 169 apenas no Estado de São Paulo, dos quais 74% era pessoas acima de 60 anos.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

fonte: Jornal O Guaíra