Pular para o conteúdo
Início » Guaíra disputa com Cristalina o Dia do Desafio

Guaíra disputa com Cristalina o Dia do Desafio

Cidade goiana no entorno de Brasília tem muitos pontos em comum com Guaíra como irrigação, padroeiro São Sebastião e um hospital fundado pela tradicional família do médico guairense, Dr. João Vaccaro Filho

O Dia do Desafio (Challenge Day) foi criado nos anos 1980, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades. Então no dia 27 de maio Guaíra disputa com Cristalina (Goiás) o então mundialmente conhecido Challenge Day.

Coordenado pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA – The Association For International Sport for All – conta com o apoio da ISCA – International Sport and Culture Association – e da UNESCO e trata-se de uma realização das prefeituras municipais.

O objetivo é despertar nas pessoas o ímpeto pela necessária prática de atividades físicas por pelo menos 15 minutos todos os dias. Este é o motivo da competição e da data ser marcada sempre para última quarta-feira do mês de maio, um dia de expediente. O Dia do Desafio preconiza que o exercício físico para manutenção da saúde, como forma de entretenimento e bem estar.

A coordenadoria de Esportes e Lazer de Guaíra pretende mobilizar todas escolinhas esportivas e academias públicas e privadas, estuda a possibilidade de estender a programação para as escolas públicas e colocará monitores contando e orientando todos que fazem uso das praças esportivas do parque Maracá, assim como as pessoas que praticam o cooper e caminhadas no entorno do parque.

Na 21ª edição do Dia do Desafio a diretriz norteadora para a pasta do Esporte local é aproveitar a data para difundir a ideologia de vida saudável por meio da prática da atividade esportiva regular.

Para fins de competição são contabilizadas todas as atividades físicas praticada por pelo menos 15 minutos. A coordenadoria de Esportes divulga, incentiva, contabiliza e encaminha para os organizadores.

A coordenadoria municipal de Esportes espera a adesão de toda população e está aberta para contabilizar outros grupos de esportistas que queiram participar do Challenge Day.

HISTÓRIA

Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o prefeito de um pequeno povoado daquele país sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão. Era um convite ao exercício do corpo.

Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

A ideia teve sequência e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2014, o evento completou 20 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.

A ADVERSÁRIA

Cristalina é um município do estado de Goiás. A cidade está na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. Localiza-se ao sul de Brasília, distante dela 131 km.

O PIB do município é oriundo dos cultivos de soja, milho, feijão, algodão, café, milho doce, batata, alho nobre, cebola, cenoura, beterraba, trigo, aveia, sorgo, eucalipto, leite e atividade garimpeira.

Assim como em Guaíra o dia 20 de janeiro é feriado em Cristalina, por coincidência as duas cidades concorrentes no Dia do Desafio deste ano têm como padroeiro São Sebastião. Quando o quesito é atividade econômica, outra coincidência, assim como foi Guaíra até a década de 1980 a capital da irrigação na América Latina, Cristalina hoje é chamada a capital do pivô central.

As afinidades entre as duas cidades não terminam por aí, a família do médico guairense Dr. João Vaccaro Filho inaugurou em 2011 uma unidade hospitalar na cidade goiana. O Hospital Nossa Senhora do Rosário é gerido pelos filhos do anestesista cujas raízes da família estão intimamente ligadas ao desenvolvimento de Guaíra.