Conheça uma forma fácil de eliminar agrotóxico em frutas e vegetais

É possível comer uma salada sem veneno mesmo os vegetais não sendo de agricultura orgânica? Sim! Saiba como.

É possível eliminar o agrotóxico em frutas e verduras?

É possível comer uma salada sem veneno mesmo os vegetais não sendo de agricultura orgânica?

Esse é um tema muito polêmico. Alguns dizem que sim, outros dizem que não. Já lemos muito sobre o assunto e ouvimos os dois lados. E no nosso entendimento o ideal é consumir produtos orgânicos (de fonte confiável, pois há muito produto sendo vendido como orgânico sem ser).

Mas infelizmente nem sempre temos produtos orgânicos à nossa disposição. Então, neste caso, o que fazer para pelo menos minimizar a presença de agrotóxicos no alimento?

A dica que ensinaremos adiante foi divulgada por um programa de grande audiência, o Globo Repórter. E ela foi dada por um biólogo, o professor Mauro Velho.

É um processo em quatro etapas:

1ª) Coloque os vegetais em uma bacia com água limpa e deixe-os nessa água por cinco minutos (esta é a primeira lavagem).

2ª) Depois, transfira os vegetais para uma bacia com água bicarbonato de sódio – 1 colher (sopa) para cada litro de água.  Deixe-os 40 minutos nesta bacia com água e bicarbonato. Esta é etapa mais importante, pois, segundo o professor, o bicarbonato remove até 90% dos agrotóxicos.

3ª) Coloque os vegetais de novo numa bacia com água durante cinco minutos. Isto é necessário porque, se o bicarbonato entrar em contato com vinagre, haverá uma reação e perderá o efeito. O professor Mauro foi muito claro neste ponto: “Não pode misturar bicarbonato com vinagre, porque reage e perde o efeito”.

4ª) Ponha os vegetais numa bacia com água e vinagre – 1 colher (sopa) para cada litro de água. São necessários 40 minutos nesta última etapa para, de acordo com o professor, haver a remoção dos agrotóxicos não eliminados pelo bicarbonato.

E assim está finalizada a desintoxicação dos vegetais.

Mas, como dissemos no início, prefira sempre os alimentos orgânicos para que, além dos benefícios à sua saúde, haja o estímulo a esse tipo de agricultura, que não agride o meio ambiente.

Só use este método quando não houver mesmo a oferta de frutas, verduras e legumes orgânicos.

Fonte da matéria: Globo Repórter

Publicidade:
Anterior CAZUZA SERÁ HOMENAGEADO NO FESTIVAL JOÃO ROCK
Próxima Da energia da arena ao luxo dos camarotes: Estádio de Rodeios do Parque do Peão oferece várias opções para a 60ª Festa do Peão de Barretos