Pular para o conteúdo

Festa do Peão de Barretos: Competições de Três Tambores e Team Penning estão com inscrições abertas

3T_MELHOR_TEMPO - festa do peao de barretos - guairanews

O maior rodeio da América Latina está com inscrições abertas para competidores interessados em participar das disputas das provas de Três Tambores e Team Penning, duas das mais tradicionais modalidades de provas cronometradas. A Festa do Peão de Barretos, que neste ano completa 60 anos, acontece de 20 a 30 de agosto. As inscrições são para as provas que serão realizadas de 20 a 23 e de 27 a 30 de agosto. Os melhores colocados se classificam para o consagrado Barretos International Rodeo.

“Além da premiação, a Festa do Peão de Barretos garante uma forte repercussão para os competidores melhores colocados. É uma grande oportunidade para os atletas destas provas”, explica Kiko Almeida Prado, Diretor de Rodeio de Os Independentes, associação promotora do evento.

As inscrições vão até o dia 07 de agosto e podem ser feitas através do site www.independentes.com.br. No entanto, até o dia 01 de agosto, é possível efetuar a inscrição por um valor especial.

A premiação para a Prova de Três Tambores é de R$ 40 mil. No Team Penning o valor distribuído é de R$ 100 mil.

Team Penning

É uma modalidade de apartação, muito comum na lida, no dia a dia das fazendas. Trinta animais são numerados três a três e colocados do lado oposto a um curral que é montado na arena. A prova é disputada por um trio (normalmente formado por familiares/amigos) daí a denominação Prova da Família. O trio tem a função de “tirar” do lote os três animais cujo número foi sorteado e leva-los até o curral.

Três Tambores

É a única prova feminina do rodeio e conta com um sistema totalmente eletrônico. Ao ultrapassar a linha imaginária que liga um conjunto de fotocélula, o cronometro é automaticamente disparado. A competidora tem que contornar três tambores dispostos de forma triangular no menor tempo possível. Se derrubar algum tambor ela será penalizada em 5 segundos por tambor derrubado. Logo após a sua apresentação ela tem o seu animal vistoriado. Se tiver alguma marca proveniente de chicote/espora fora de padrão será automaticamente desclassificada. Para dar uniformidade à prova, a competidora com sua tralha devem pesar no mínimo 65 kg. Caso isso não ocorra, há necessidade de complemento que é feito através de colocação de pesos até atingir esse numeral. Vence a que completar o trajeto em menor tempo.