Pular para o conteúdo

Rodeio Júnior em Barretos revela grandes nomes do esporte há 28 anos

odeio junior em barretos

O sonho de todo competidor de rodeio é ser campeão em Barretos. E este sonho pode ser realizado bem cedo! A Festa do Peão de Barretos (20 a 30 de agosto) é o único evento do país que promove competições de Rodeio Júnior, modalidade de montarias em touro para jovens com idades entre 16 e 18 anos.

Para eles a boiada é especial, com animais mais jovens, menores e mais leves, os chamados garrotes. O tempo de permanência em cima do touro também é menor: 6 segundos. A arena, palco das disputas, localizada no Rancho do Peãozinho, segue os moldes do rodeio profissional e recebe, além dos corajosos competidores, narradores, juízes, salva-vidas, porteireiros, comentaristas, todos que enxergam no Rodeio Júnior uma porta para as grandes competições pelo mundo.

Já são 28 anos de tradição de competição que recebeu nomes de destaque do rodeio profissional nacional como Alan Morais, irmão do tricampeão mundial Adriano Morais e o salva-vidas Ronan. O barretense Delmo Roberto Souza Mendes foi o primeiro campeão do Rodeio Júnior, em 1988, e voltou a ganhar na segunda edição, em 1989. “Comecei minha carreira com o Rodeio Júnior em Barretos e de lá pra cá minha paixão pelas montarias só cresceu. Fui finalista da Liga Nacional de Rodeio e semifinalista em Barretos e continuo na luta para ser campeão na minha terra”, declarou.

“O Rodeio Junior é uma forma de oferecermos uma oportunidade real para aqueles jovens que já praticam e treinam para ser competidores. Nestes moldes especiais é possível revelar nomes que daqui dois ou três anos podem estar em destaque na lista dos principais rodeios brasileiros.”, explica Kiko Almeida Prado, diretor de Rodeio da Festa do Peão de Barretos.

Outro grande destaque do Rodeio Júnior é que a grande final acontece na arena oficial de Barretos, no Estádio de Rodeios. “São milhares de pessoas assistindo a grande final, no maior estádio do gênero na América Latina. Isso é muito significante para a carreira de um competidor iniciante”, completa Jeronimo Luiz Muzetti, presidente de Os Independentes.

Inscrições

Este ano as provas acontecem de 24 a 29 de agosto e as inscrições para competidores serão realizadas exclusivamente no dia 3 de agosto.

Os jovens interessados em participar devem comparecer pessoalmente no setor administrativo do Parque do Peão, levando foto 3×4, documentos pessoais e uma autorização dos pais com firma reconhecida em cartório. A idade mínima para participar é de 16 anos completos e a máxima 18 anos. Não há custo para a inscrição.

Serão 5 dias de seletivas, com 25 competidores por dia, ficando 25 classificados para a semifinal e 10 finalistas do Rodeio Júnior que concorrerão a premiação em dinheiro e fivelas.