São Paulo, 21 de setembro de 2015 – Embora seja um pilar fundamental para o desenvolvimento profissional, o plano de carreira ainda não é realidade no Brasil. De acordo com a nova edição da Pesquisa dos Profissionais Brasileiros, levantamento anual feito pela Catho, aproximadamente 70% das companhias não oferecem esse tipo de planejamento aos funcionários.

O índice é maior que o do ano passado, quando o percentual de empresas que não ofereciam um plano de carreira era de 66,7%. O dado leva em consideração a ótica de funcionários questionados sobre a existência de um planejamento de carreira na empresa em que trabalha.

“Ainda percebemos que falta clareza das organizações sobre a importância dessa questão. Por outro lado, o profissional também tem que se apropriar da própria carreira e ser capaz de discuti-la junto com a companhia para determinar quais os próximos passos que fazem sentido”, afirma Murilo Cavellucci, diretor de gente e gestão da Catho.

unnamed

Em meio ao cenário de desaceleração da economia brasileira e de dificuldade para as empresas, a Pesquisa dos Profissionais também mostrou que mais de 50% dos entrevistados avaliam a perspectiva de crescimento profissional como ruim ou péssima. Na edição de 2014 do levantamento, esse percentual foi menor, de aproximadamente 45%.

De acordo com a Pesquisa da Catho, 9,2% dos profissionais vislumbram um horizonte de crescimento ótimo ou excelente e 39,3% acreditam que as perspectivas são boas. No ano anterior, esses percentuais eram de 8,7% e 42,9%, respectivamente.

“Em um momento como o atual, é natural que se adote um tom mais pessimista em relação às chances de crescimento. O fundamental, porém, é o profissional ter consciência de que, mesmo nesse momento mais delicado, o mercado continua ativo e ele deve buscar meios que o ajudem a se preparar e identificar as oportunidades”, diz Cavellucci.

unnamed (1)

Pesquisa dos Profissionais Catho 2015

A Pesquisa dos Profissionais Brasileiros – Um Panorama sobre a Contratação, Demissão e Carreira dos Profissionais é uma publicação da Catho, site de empregos líder no Brasil, desde 1988. Originalmente lançada a cada dois anos, passou a ser anual em 2013.

O levantamento de 2015 contou com 23.011 respondentes de todo o Brasil. Do total de respondentes, 54,2% estão empregados; sendo que 29,7% são de grandes empresas (com mais de 500 funcionários). A pesquisa foi feita no período de 13 de junho a 29 de julho de 2015.

Sobre a Catho
A Catho é o site de empregos líder no Brasil e pioneiro no seu segmento. Com o objetivo principal de facilitar contratações, o site funciona como um canal entre os candidatos que buscam novas oportunidades e as empresas e consultorias de RH que buscam candidatos. Anualmente, mais de 1 milhão de profissionais utilizam a Catho e têm acesso a 1,8 milhão de vagas publicadas por cerca de 95 mil empresas. Utilizando cruzamento de dados, inteligência artificial e outras tecnologias, a empresa segue modernizando o processo de recrutamento e seleção do país e facilitando as contratações. Os profissionais ainda podem beneficiar-se de ferramentas gratuitas como o Guia de Profissões e Salários da Catho e conteúdos exclusivos com dicas de carreiras no canal da Catho no Youtube.