Pular para o conteúdo

Maturidade pode favorecer aposentado que quer retornar ao mercado de trabalho, diz especialista

idoso

Segundo Larissa Meiglin, supervisora de assessoria de carreira da Catho, os anos de experiência são bastante valorizados por algumas empresas e isso faz com que muitas delas procurem profissionais com mais idade para ocupar cargos de gestão.

“O idoso de hoje mudou. Em decorrência do aumento da expectativa de vida, eles continuam ativos e com disposição para trabalhar, seja pela questão financeira ou porque querem ter uma ocupação fixa”, afirma Larissa.

Outra área que se destaca por empregar pessoas com mais idade é a de serviços gerais, como limpeza e transporte, por exemplo. Nesse caso, profissionais que já trabalharam por muito tempo na área podem ter mais oportunidades. “O conhecimento adquirido os torna especialistas e os valoriza”, diz a especialista da Catho.

Quem já se aposentou e quer retornar ao mercado de trabalho também pode encontrar oportunidades em empresas de contact center. O atendimento ao consumidor é um tipo de trabalho que requer maturidade emocional, o que aumenta as chances de contratação de alguém aposentado.

“O comprometimento e a habilidade para lidar melhor com frustrações faz com que o aposentado seja valorizado para determinadas posições no mercado. Em algumas empresas, também há programas específicos para a reinserção de profissionais com mais idade”, diz Larissa.

Sobre a Catho

A Catho tem como objetivo principal facilitar contratações, funcionando como um canal entre o candidato que busca novas oportunidades e as empresas e consultorias de RH que buscam candidatos. Todos os meses, mais de 10 mil contratações são feitas por meio do site, que hoje tem mais de 290 mil vagas de emprego anunciadas. Atualmente, a Catho oferece produtos direcionados aos profissionais, como Análise e Elaboração de Currículo, Guia de Profissões e Salários, Por Dentro das Empresas, Simulação de Entrevista e Cursos Rápidos, bem como soluções para empresas na atração e gestão de pessoas, como a publicação de vagas, a busca de currículos e a Pesquisa Salarial e de Benefícios.