Pular para o conteúdo

Especialista alerta para cuidados com a alimentação no Carnaval

alimentacao carnaval

Para curtir o Carnaval com saúde e garantir energia nos dias de festa, os foliões precisam se alimentar corretamente.

De acordo com a docente da área de nutrição do Senac Barretos, Gisele Costa Neves, o ideal é se alimentar de 3 em 3 horas devido ao gasto energético durante a festa.

“O café da manhã deve ser rico, com pães integrais, queijo branco, peito de peru, iogurte, suco de fruta natural e frutas.

No almoço, o ideal é optar por pratos que contenham carboidrato e proteína como um macarrão à bolonhesa acompanhado de salada.

Para o jantar, deve-se ingerir comidas mais leves como frango grelhado, batata gratinada e salada, pois além de dar energia o folião não corre o risco de passar mal durante a festa devido a uma má digestão”, ressaltou.

Durante a festa se gasta muita energia, e com isso é preciso estar bem alimentado para evitar um mal estar. “Vale lembrar que no intervalo das principais refeições o folião deve ingerir frutas, mix de oleaginosas com frutas secas (castanha-do-pará, nozes, castanha de caju, damasco, uva passa, entre outros) ou até mesmo barrinhas de cereal”, Acrescentou a docente.

A nutricionista alerta sobre um cuidado especial: a hidratação. “Devido à perda excessiva de líquidos durante a festa a regra básica é manter o corpo hidratado com água mineral, água de coco e suco de frutas natural. Para as pessoas que gostam de ingerir bebida alcoólica o ideal é intercalar uma garrafinha de água ou suco natural entre uma dose e outra, evitando assim aquela ressaca no dia seguinte”, diz.

Quem for se alimentar durante a festa também deve tomar alguns cuidados. “Se for necessário fazer as refeições fora de casa fique de olho em lugares com procedência duvidosa, dessa maneira evitará o risco de ter uma intoxicação alimentar. Um outro cuidado que se deve ter é no consumo de alimentos gordurosos, pois demoram mais para serem digeridos e podem causar sonolência e lentidão”, destaca Gisele.

Serviço

Técnico em Nutrição e Dietética

Início: 1º/3/16 | Término: 29/7/17

Aulas: de segunda a sexta-feira das 13h30 às 17h30

Senac Barretos

Endereço: Avenida 21, 087 – Centro – Barretos/SP

Telefone: (17) 3312-3050