Pular para o conteúdo

INVERNO PODE AGRAVAR DOENÇAS DE PELE

pele-tempo-seco-1

O inverno já é por si só uma estação conhecida por desencadear algumas doenças, tais como doenças respiratórias. Porém, com a chegada do frio, algumas doenças dermatológicas também podem “aparecer” ou se agravar, como alergias, eczemas, psoríase e dermatite seborreica.

“No inverno, não temos o costume de suar, e, por isso, existe uma menor ativação das células no organismo. A própria oleosidade da pele acaba sendo importante para proteger o corpo do frio e da penetração de fungos, vírus e bactérias”, explica a dermatologista Patrícia Maluly.

O clima frio e seco é responsável por favorecer algumas alterações na pele, que está sensível e vulnerável. Além disso, temos o hábito de tomar banhos quentes e demorados, que diminuem ainda mais a proteção natural da pele. “Tudo isso pode acabar causando incômodos como coceiras, que levam ao aparecimento do eczema, por exemplo, um problema de vermelhidão na pele, que causa irritação e deixa a pele mais escamosa, com riscos de rachaduras e pequenas bolhas”, conta a dermatologista.

Patrícia Maluly comenta um pouco sobre as doenças de pele mais comuns nesse período do ano:

Psoríase

É caracterizada pela presença de placas avermelhadas com escamas grossas nos joelhos, cotovelos e no couro cabeludo. Não é transmissível. Possui causa genética e é uma doença crônica, mas que pode se agravar no inverno dependendo de alguns fatores ambientais, como o frio, banhos quentes, pouca hidratação e principalmente pela falta de exposição ao sol.  É importante manter as consultas com o seu dermatologista em dia para sempre amenizar os sintomas da doença.

Dermatite atópica

Alergia crônica, bastante comum em crianças, ocorre por uma deficiência de hidratação do organismo. Ela causa coceiras e até lesões mais sérias, que podem formar crostas e soltar secreções. O ideal é evitar banho quentes e uso de buchas e sabonetes nas áreas afetadas. Usar sabonete hidratante de ph neutro somente nas áreas intimas e muito hidratante após o banho.

Eczema

Pode ser causada por fungos ou alergias e é justamente agravada durante o inverno pela diminuição do manto de proteção da pele.  Apesar de não ser uma doença grave, ela gera muita coceira e pode causar manchas brancas pelo corpo, com aparência desagradável. Evite cocar as lesões, use hidratantes e principalmente procure o dermatologista, pois cada pessoa precisa de um tratamento específico.

Sobre a Dra. Patrícia Maluly – Dermatologista

CRM 110374-SP

Dra. Patrícia Maluly, é formada pela Faculdade de Ciências Médicas Dr. José Antonio Garcia Coutinho de Pouso Alegre-MG, com especialização em Clínica Médica no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo-SP e em Dermatologia no Hospital Ipiranga de São Paulo-SP.

www.patriciamaluly.com.br