Pular para o conteúdo

Proteína de cana desenvolvida pela UFSCar auxilia na dieta sem lactose

unnamed (1)

Uma proteína extraída do bagaço da cana, desenvolvida por meio de uma pesquisa da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), campus de Araras, é uma opção de complemento alimentar para pessoas que tenham uma dieta sem lactose. O produto está em exposição no Espaço de Inovação da 24ª FENASUCRO & AGROCANA, que acontece até sexta-feira (26/08), em Sertãozinho (SP).

De acordo com Julia Ganolphi, participante da equipe de pesquisa coordenada pelo prof. dr. Octávio Antônio Valsechi, o produto disponibilizado por meio de cápsulas substitui produtos similares como Whey Protein, que é a base de lactose. “É uma alternativa, principalmente, para quem necessita de suplementos alimentares para o consumo após treinos físicos ou para quem tem alguma intolerância a lactose e seus derivados”, afirma.

A produção da proteína ocorre por meio de manipulação dos microrganismos do bagaço da cana, que passam por um processo de lifiolização (processo utilizado, por exemplo, na manufatura do café solúvel) permitindo o encapsulamento da proteína.

De acordo com o prof. dr. Octávio Antônio Valsechi, a técnica já foi desenvolvida e todos os testes de laboratório realizados. “Agora estamos em busca de parceiros que tenham interesse em desenvolver o produto em escala comercial. Por ser um produto natural existe um potencial comercial com muita viabilidade”, diz Valsechi.

 Crédito: Tayla Coelho