Pular para o conteúdo

Como montar um plano de negócios

plano-de-negocios

Por Marcus Marques

Muitos empreendedores acreditam que basta ter uma boa ideia e ponto final. Acreditam que não precisam de um plano de negócios, pois seu sucesso já está garantindo. Entretanto, na prática não é bem assim pois é preciso, antes de tudo, estruturar um bom planejamento, avaliar as possibilidades e verificar a real viabilidade de sua proposta de valor.

Um dos primeiros passos para isso é entender a diferença entre modelo de negócio e plano de negócios.  O modelo diz respeito à geração e entrega de valor, a como sua empresa irá solucionar uma lacuna específica do mercado e também quanto irá cobrar do consumidor para oferecer seus produtos ou serviços.

Já o plano de negócios é um documento maior e mais completo, onde o empreendedor deve reunir todas as informações e indicadores que confirmem a viabilidade de seu empreendimento. Envolve ainda a definição de custos, análises financeiras, investimentos, estratégias de vendas e marketing e também a avaliação do potencial de lucratividade da empresa em longo prazo.

 Modelo ou Plano de Negócios – Em Qual Investir?

 Quando o assunto é plano de negócios sou categórico em dizer que os modelos mais tradicionais nunca me atraíram muito. Por isso, sempre busquei, para a minha empresa, alternativas mais modernas, ágeis e atualizadas com a realidade e que realmente atendessem as demandas do meu empreendimento.

Neste sentido, o Canvas sempre foi um grande aliado da estruturação da minha organização e, por isso, acredito que ele também pode agregar muito valor ao planejamento do modelo de negócios sua empresa. Continue lendo, conheça a ferramenta e entenda melhor como utilizá-la.

O que é o Canvas?

O Business Model Canvas (Quadro de Modelo de Negócios) foi desenvolvido pelo suíço Alex Osterwalder, consultor e especialista em modelagem de negócios. Segundo o autor – “Um Modelo de Negócios descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização”. Na prática, significa responder a determinadas questões e colocar no papel, ou melhor, num quadro, informações importantes pertinentes ao seu empreendimento.

A intenção de Osterwalder ao desenvolver esta ferramenta de gestão foi ajudar os empreendedores a compreenderem, com mais facilidade, quais são os pontos-chave do seu negócio e oferecer um mecanismo que fosse mais tangível e aplicácel. Para isso, o especialista elencou no quadro nove áreas principais, que são: Segmentos de Clientes, Proposição de Valor, Canais, Relacionamento com Clientes, Fontes de Receita, Recursos-chave, Atividades-chave, Parcerias-chave e Estrutura de Custos.

Quer entender como cada um destes elementos interagem com o seu negócio e pode impulsionar seu crescimento em todas as áreas? Acesse o link http://marcusmarques.com.br/como-montar-um-plano-de-negocios/

Você verá como o Canvas consegue dar uma visão 360 graus da sua empresa e como o método ajuda mapear todas as áreas e definir um plano de ação. Eu acredito que este é um mecanismo muito efetivo para que você empreendedor consiga visualizar seu negócio como um todo, compreender melhor seus pontos fortes e fracos e traçar estratégias para tornar sua gestão mais efetiva.

Por fim, minha dica é estabelecer um modelo de negócios claro e aliar o Canvas a um bom planejamento financeiro. Outra sugestão é colocar todas estas informações num local visível, onde você sempre esteja revendo este mapeamento. Com certeza, isso ajudará a manter seu foco e a ajustar, mais rapidamente, seus pontos de atenção principais, como também a ter novas ideias para eliminar seus obstáculos, vencer os desafios, aproveitar as oportunidades e projetar seu crescimento. Boa sorte e conte comigo!

Sobre Marcus Marques

Empreendedor, autor, publicitário com pós-graduação em Gestão de Pessoas, Psicologia Positiva e Coaching e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas – FGV e pela Ohio University. Possui formação e certificação multidisciplinar em PNL, Liderança, Marketing Digital, Empreendedorismo, Modelo de Gestão Disney, Perfis Comportamentais (DISC), Andragogia e Treinamento Comportamental. É mentor e coach de donos de pequenas e médias empresas e diretor-executivo do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, a maior empresa de Coaching & Desenvolvimento Humano do Brasil