Pular para o conteúdo

VOCÊ SABIA QUE A SAÚDE BUCAL VAI MUITO ALÉM DA BOCA?

dentes5

A cavidade oral funciona como a porta de entrada em nosso organismo. Por ela passam os alimentos, responsáveis por nossa nutrição, mas também microrganismos responsáveis por várias doenças. Por isso, a saúde bucal é considerada parte essencial para o bem-estar.

Segundo a coordenadora do curso de Odontologia da Anhanguera Santana, Priscila Valles Rocha, não há como separar a boca do corpo, nem o corpo da boca quando o assunto é qualidade de vida. “Muitas doenças sistêmicas apresentam manifestações orais que, auxiliam em diagnósticos de patologias virais, bacterianas e fúngicas. A prevenção de doenças bucais está diretamente ligada com a manifestação de problemas cardiovasculares, renais, pulmonares, cerebrais, gestacionais, dentre outros”, comenta.

Valles enfatiza que a saúde bucal insatisfatória influencia diretamente na diminuição da qualidade de vida, pois uma manutenção corpórea ideal depende de uma boa absorção de nutrientes, que é iniciada na boca, durante a mastigação. “Alterações patológicas gengivais perpetuam a presença de bactérias no sangue, o que chamamos de bacteremias, que tornam-se significativas durante o processo da mastigação que, em casos de deficiências imunológicas, podem até levar a uma septicemia (infecção da corrente sanguínea por bactérias) generalizada, podendo até mesmo levar a morte”, explica.

Ainda de acordo com a professora, visitas rotineiras ao consultório dentário são necessárias para a manutenção de uma condição ideal do sistema estomatognático. Ela enfatiza que o dentista é o responsável por orientar o paciente sobre técnicas, medicamentos e procedimentos para a saúde bucal, contribuindo, consequentemente, para o bom funcionamento de todo o corpo.

SERVIÇO:
Anhanguera Santana | Clínica de Odontologia
Atendimento: de 2ª à 6ª, das 8h às 22h
Inscrições: Através do telefone: 2792-9083
Local: Anhanguera Santana
Av. Braz Leme, 3029