Prefeitura recomenda vacinação da população contra febre amarela

Departamento de Vigilância Epidemiológica alerta!

A Secretaria Municipal da Saúde de Guaíra confirmou que foi encontrado um macaco, da espécie “sagui”, morto nas dependências do Zoológico Municipal “Joaquim Garcia Franco”.

O primata, juntamente com os demais de sua espécie, vivia solto junto à vegetação do local. O animal apresentava lesão no tórax, o que pode ter ocasionado sua morte.

O Departamento de Vigilância em Saúde encaminhou amostras dos órgãos internos do primata para serem analisados no Instituto “Adolfo Lutz”, que deverá emitir em 30 dias o laudo esclarecendo a “causa mortis”.

A medida pretende esclarecer se a morte do animal possa ter sido causada pela febre amarela, doença que vem acometendo diversas pessoas no Estado de São Paulo e em outras regiões do país.

Diretor da Vigilância, Maurício Alves da Silva, informou que nas imediações do zoológico já está sendo realizado um trabalho de limpeza e eliminação de criadouros do mosquito “Aedes Aegypti”, que além de transmitir a dengue, o zika vírus e chikungunya também é vetor da febre amarela.

Outra orientação é para que a população procure pelas Unidades de Saúde da Família para se vacinar contra a febre amarela.  Não é necessário tumulto, uma vez que o índice de imunização da comunidade está em 76%, sendo a vacinação recomendada para as pessoas que ainda não se imunizaram.

A Secretaria Municipal da Saúde enfatizou que há doses da vacina suficientes para atender às pessoas que ainda não foram imunizadas.

Anterior Junta Militar convoca jovens para alistamento
Próxima Curso de Gestante Amor de Mãe / Amor de Pai