Pular para o conteúdo

PROJETO CRESCER E SEMEAR

Repensar a alimentação, incentivar hábitos saudáveis e, principalmente, ensinar como se alimentar com saúde e qualidade nutricional. A intenção é ensinar brincando, de uma forma leve, gostosa e divertida!

O que você comeu hoje? Fez uma escolha saudável? Pensou que o que está no seu prato reflete diretamente na sua saúde? E mais, você daria o que está comendo para seu filho ou filha comer? As crianças replicam os hábitos dos adultos e precisamos educá-las quando o assunto é alimentação.

Dados recentes (Outubro/2017) divulgados por especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que 41 MILHÕES DE CRIANÇAS MENORES DE 5 ANOS ESTÃO OBESAS OU ACIMA DO PESO no mundo. No Brasil, a obesidade cresce cada vez mais e preocupa. Dados divulgados pela ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), a obesidade atinge cerca de 15% das crianças brasileiras.

Nós, profissionais que trabalhamos com a saúde, de forma indireta e direta, temos um papel muito importante na promoção da alimentação adequada e saudável. E foi com a preocupação de tornar a alimentação saudável e de qualidade acessível a todos que em 2014 nasceu o PROJETO ‘CRESCER E SEMEAR’.

O QUE QUEREMOS?

Proporcionar novos saberes, por meio de novos sabores. Apresentar novos alimentos, oferecer aqueles alimentos que já foram esquecidos e reeducar o paladar, com sabores, cores, texturas e muitos nutrientes. Queremos que crianças e adultos comam com consciência e que se alimentem com qualidade para que desenvolvam todas as suas habilidades e potencialidades. Queremos que descubram os deliciosos sabores da alimentação saudável!

COMO FAZEMOS?

O projeto é voluntário e aposta nas oficinas. É o conhecimento na prática. Crianças, merendeiras de escolas e pais de alunos são convidados a por as mãos na massa. A ideia é democratizar a cozinha, despertar nas crianças a vontade de comer de forma saudável e explorar o incrível mundo dos alimentos naturais. Com receitas simples e saborosas, as crianças manipulam os alimentos, aprendem as características de frutas, verduras, legumes, farinhas e outros ingredientes usados nas receitas, e provam as delícias feitas por elas mesmas. O resultado? Elas adoram! Comem e se divertem muito! Acreditamos que para alimentar com qualidade é preciso criar um elo entre escola e casa e, por isso, o projeto também se propõe a ministrar palestras/oficinas com as merendeiras e pais de alunos pra provar que alimentação saudável pode ser simples, acessível e deliciosa.

INCLUSÃO

Já que a ideia é levar alimentação saudável pra todo mundo o PROJETO ‘CRESCER E SEMEAR’ também proporciona que crianças com alergias alimentares possam participar. Muitas receitas não usam ingredientes que causam alergias como leite e seus derivados e ingredientes com glúten. Assim, é possível que crianças com restrições alimentares possam comer a mesma comida de seus coleguinhas, proporcionando integração por meio da alimentação.

QUER NOSSO PROJETO?

Que tal começar a mudar o mundo pela sua cidade? As palestras/oficinas são gratuitas e podem ser ministradas em qualquer lugar do país. Escolas e instituições podem receber o ‘Crescer e Semear’. Os valores gastos com passagens, hospedagem, deslocamento e alimentação são custeados pelo projeto. Arrecadamos fundos com a venda de produtos: camisetas, aventais, livros e apostilas. Nossa lojinha virtual está disponível no site: www.projetocresceresemear.com.br

As escolas e instituições que solicitam o nosso projeto podem ajudar a deixar a oficina mais prática e divertida. Agradecemos se nos auxiliarem com a impressão das cartilhas do ‘CRESCER E SEMEAR’, que serão usadas durante as oficinas e que o público do projeto poderá levar pra casa.

Os ingredientes utilizados nas oficinas, geralmente, são os mesmos já utilizados nas cozinhas das escolas e instituições. Combinaremos os detalhes com antecedência caso seja preciso reforçar algum ingrediente específico para a execução das oficinas.

‘CRESCER E SEMEAR’ PELO BRASIL

O projeto social ‘CRESCER E SEMEAR’ já passou para várias cidades como: Santos, Cubatão, Itirapina, Blumenau, Rio de Janeiro. Em Blumenau,

Agora está rumo à Fortaleza e para 2018 já tem ações agendadas em Uberaba, Piracicaba, Matos Costa e Vera Cruz. Inclusive, em 2018, o ‘Crescer e Semear’ vai ser ampliado para escolas públicas de Blumenau, cidade onde mora a idealizadora do projeto.

QUEM FAZ AS OFICINAS?

O projeto ‘Crescer e Semear’ foi idealizado pela consultora, Lidiane Barbosa. Há 8 anos atua na área da gastronomia funcional, com consultoria de restaurantes, produtos e indústrias alimentícias no Brasil. Ministra aulas em cursos de pós graduação, congressos ligados à área da saúde e workshops pelo Brasil.

“Acredito que minha grande motivação é o desejo de levar saúde por meio da alimentação e educação para as crianças desse país e mudar um pouquinho o cenário que encontramos hoje” (Lidiane Barbosa).

Conheça mais sobre a idealizadora: www.lidianebarbosa.com.br.

ACESSE E CONHEÇA MAIS

Nosso site: www.projetocresceresemear.com.br

Assista o vídeo: