Pular para o conteúdo

GUAÍRA INICIA LANÇAMENTO DE METAS DO PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL

 

Na última terça-feira (27) aconteceu  uma  reunião do  Plano de Metas do Programa Cidades Sustentáveis. O evento aconteceu na Sala cinergia do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça (IORM) com a presença de vários setores governo municipal e da sociedade civil.

De acordo com o prefeito, José Eduardo Coscrato Lélis,  Guaíra e aderiu ao programa em 2017, a iniciativa significa um compromisso com a cidade e seu desenvolvimento.

Guaíra  está entre as 29 cidades do  Estado de São Paulo  que aderiram ao programa.  A cidade   realizou  o lançamento de 160  indicadores na plataforma, atingindo 61%  dos  indicadores.

José Eduardo ressaltou a importância do trabalho que vem sendo levantado pelo programa  Cidade Sustentável , pois só assim,  se terá um diagnóstico real situação de cada setor da prefeitura. “este projeto será uma ferramenta de gestão para a prefeitura e para todas as secretarias. O principal compromisso será o diagnostico das metas e o seu cumprimento. O Programa Cidade Sustentável também dará subsídio aos órgãos de controladoria, como o Tribunal de Contas, que monitorará  os nossos índices, com isso, teremos uma maior eficiência no governo”,  ressaltou.

Para a psicóloga, do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e coordenadora do Programa  Cidade que Educa Mirian Ayako Miata, Guaíra já realizou o primeiro passo  que foi o preenchimento dos 160 indicadores, “ estamos agora no processo de formular as metas de Guaíra, e teremos três anos para cumpri-las. Há a necessidade de fazermos um programa representativo e  democrático, dialogando, opinando, cuidando e fiscalizando. Uma  cidade sustentável é feita com a participação de todos”, salienta.

Os indicadores da Cidade Sustentável estão disponíveis no site do Programa Cidades Sustentáveis, www.cidadessustentaveis.org.br, para consulta e pesquisa.