Pular para o conteúdo

ECONOMIZANDO ÁGUA NA HORA DE LAVAR ROUPAS

Por mais que a situação da crise hídrica tenha melhorado no Brasil, neste ano diversas regiões já estão em estado de alerta para o nível dos reservatórios. Essa crise gerou uma conscientização bem maior na população, de forma que as pessoas começaram a repensar formas de economizar água — o que só tem a trazer benefícios ao consumidor e ao meio ambiente. Na hora de lavar a roupa não é diferente.

A máquina de lavar é um dos eletrodomésticos da casa que precisamos ter mais cuidado com os gastos de água e energia. Por isso é importante estarmos atentos às avaliações dos fabricantes e notas que recebem de acordo com seus gastos. Aline Silva, Gerente de Marketing da Casa KM, empresa especializada na fabricação de produtos de limpeza para as roupas e a casa, dá dicas essenciais para quem quer economizar com a água na hora de lavar. Confira:

1 – Planejar as lavagens e utilizar somente a máquina cheia

Muitas vezes uma roupa pode ser usada duas, três ou até quatro vezes antes de ser colocada para lavar; ou seja, elas não se sujam de forma instantânea. Por isso é preciso avaliar as condições de cada peça e o que é mais importante: só colocar a máquina para funcionar depois que ela estiver cheia. Nada de usar para apenas algumas peças, e sim para um grande volume de roupas. Isso evita o uso excessivo da máquina.

2 – Sempre que possível, utilize o modo de economia

As máquinas mais modernas possuem o ciclo de lavagem que utiliza apenas um enxágue; ou seja, o modo “econômico”. Nesta função, ela usa 30% menos de água, além de economizar energia. O uso do amaciante de roupas nessa função também pode ajudar na hora de passar e deixá-las bem macias, além de sabões, como o COQUEL Natureza Limpa, que garantem alta performance com apenas um enxague.

3 – Roupas de molho

Muitas pessoas usam o modo “pré-lavar” da máquina, pois elas vêm com essa função. Apesar de ser mais prático, a melhor forma de economizar é deixar as roupas dentro de um balde com água, uma vez que o resultado final de limpeza é o mesmo. Essa mesma água pode ser reutilizada para limpar o quintal ou a calçada de casa. Mas atenção! É importante sempre olhar a etiqueta das roupas e os rótulos dos produtos e seguir as orientações de lavagem.

4 – Lave roupas à mão

Apesar de exigir certo esforço e não ser muito prático no dia a dia, quem quer economizar deve lavar todas as peças de roupas que forem possíveis à mão — roupas menores ou delicadas, que necessitam de mais cuidados.

5 – Produtos e sua utilização de forma correta

Com produtos de qualidade, que possuem uma ação de limpeza mais eficiente e eficaz — sabões, amaciantes etc. —, a roupa se mantém perfumada por mais tempo; e não tendo sujeiras externas, você irá utilizá-la por mais vezes. Além disso, muitos deles vêm com matéria-prima biodegradáveis, que ajudam a não agredir ao meio ambiente.

6 – Verifique se a máquina está economizando

Por último, mas não menos importante: verificar se a máquina possui o selo de eficiência energética. Mas não se engane! A barra que apresenta as letras de A a G é referente ao consumo de energia, enquanto o de água se encontra na parte inferior dos selos.