Pular para o conteúdo

GUAÍRA POSSUI “NASCENTE MODELO” 

O trabalho vem sendo desenvolvido pela Prefeitura na esteira de atividades da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente. O olho d’água se encontra na reserva do bairro Vivendas do Bom Jardim, na avenida Perimetral entroncamento avenida 7A.

A nascente está em recuperação. Foi cercada, identificada e vem recebendo os cuidados necessários para que continue abastecendo o Ribeirão do Jardim.

O local é aberto à visitação e se constitui uma importante ferramenta de educação ambiental.

É importante salientar que também é dever de toda a comunidade cuidar e preservar as nascentes, que no município, cercado por três grandes rios, dezenas de ribeiros e centenas de lagos é imperioso para manter qualidade da água. Enfoque especial para o Ribeirão do Jardim, que além ofertar metade da água consumida na cidade, é densamente utilizado para produção de alimentos na irrigação, além de abastecer uma das usinas de álcool e açúcar.

 

No mês de março a nascente recebeu visita técnica de estudantes do curso de Engenharia Ambiental, juntamente com os técnicos do Deagua, Departamento de Obras e Departamento de Meio Ambiente.