Pular para o conteúdo

TECNOLOGIA MATADORA: CONHEÇA 3 FERRAMENTAS PARA TURBINAR AS VENDAS DO SEU E-COMMERCE

As lojas virtuais se destacaram nos últimos anos e hoje são opções para pessoas que buscam investir em um novo negócio ou completar renda. Estima-se que o e-commerce brasileiro deve crescer 15% em 2018, com previsão de faturamento de R$ 69 bilhões. O ano pode registrar também mais de 220 milhões de pedidos nas lojas virtuais, mostrando um bom momento para o segmento, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

Mas para atender a demanda de clientes e driblar a concorrência, os empreendedores digitais devem montar infraestruturas matadoras. Para isso, algumas ferramentas prometem turbinar ao máximo a sua loja virtual, garantindo mais vendas e um bom relacionamento com seus clientes.

“Ao abrir um e-commerce o lojista deve apostar em ferramentas e extensões que irão ajudá-lo com a gestão e rotina da loja. Existem inúmeras tecnologias que podem ajudar e o tempo todo são lançadas novas opções no mercado”, explica Alfredo Soares, Head da Loja Integrada (www.lojaintegrada.com.br), plataforma de criação de lojas virtuais mais popular do país com mais de 600 mil lojas criadas.

O especialista listou 3 ferramentas recentes no mercado para turbinar as vendas do seu e-commerce.

Instagram Shopping: vitrines virtuais para vender mais

O Instagram possui também 15 milhões de perfis comerciais e 80% dos usuários seguem algum negócio espontaneamente, sendo uma ferramenta estratégica para milhares de empresas que trabalham diretamente com vendas pela internet – forte canal de divulgação e até mesmo de relacionamento com o público-alvo.

Recentemente o Instagram liberou um novo recurso de compras online, que acontece diretamente no aplicativo. A nova funcionalidade permite que os varejistas divulguem fotos dos produtos com direito a preço e mais informações, além de outros itens relacionados. Os links levam o usuário direto às lojas oficiais, onde o cadastro pode ser feito e a transação de venda finalizada.

“Esse novo recurso é uma forma de impulsionar as vendas da loja virtual, já que é possível criar divulgações e ações promocionais e direcionar o consumidor para o site. Na Loja Integrada, por exemplo, os lojistas conseguem usar esse recurso sem custo, basta ter uma conta Business do Facebook”, explica.

Chats e Chatbots: atendimento personalizado é sinônimo de fidelização

O uso de chats ou chatbots – programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas – em plataformas e nas lojas virtuais cresce a cada dia, se tornando uma das ferramentas de customer experience (CX) mais atraentes que tornam o atendimento mais ágil para os e-consumidores imediatistas, além de colaborar com a experiência e credibilidade do negócio para os usuários.

A ferramenta consegue automatizar e otimizar tarefas rotineiras como: informações sobre o status de um pedido, dar detalhes e tirar dúvidas de um produto, fornecer informações sobre descontos da loja e prazos de entrega, além de realizar outras tarefas que não dependem tanto da interação humana, permitindo que a empresa atenda seu cliente 24 horas por dias. “Já existem no mercado empresas que criam e fazem a integração de chatbots com as principais plataformas de e-commerce do país, de forma rápida e com ótimo custo benefício”.

Ferramentas para avaliações: cultive boas recomendações e você terá sempre clientes

Aproximadamente 90% dos usuários pesquisam sobre produtos ou serviços em sites ou comparam preços em lojas virtuais e 75% procuram informações dos produtos em fóruns ou blogs da internet. “Cada vez mais as pessoas querem opiniões sobre os produtos e por isso as avaliações influenciam diretamente na decisão de compra e são tão importantes para quem vende na internet. Todo lojista virtual deve investir em uma ferramenta para que ele possa mensurar como está a experiência do consumidor na sua loja”, pontua o especialista.

As ferramentas de avaliações e feedback não são tão novas no mercado, mas suas funções se atualizam o tempo todo e por isso é importante estar antenado. Elas ajudam a coletar informações de clientes e a fazer a gestão dos comentários realizados pelos consumidores e usuários. “Nos e-commercers, esses recursos são de extrema importância, já que no processo de decisão de compra, a busca por avaliações sobre o produto são unanimidade. Ao usar ferramentas de avaliações é possível, por exemplo, dar estrelas como satisfação ao site, enviar o comentário para amigos das redes sociais e incentivar a compra, entre outras ações. No mercado existem várias opções para integrar ao seu e-commerce, as mais conhecidas são: Trustvox e a YourViews”, finaliza.

Sobre a Loja Integrada

Criada em 2014, a Loja Integrada é uma plataforma que oferece recursos para a criação de lojas virtuais – de maneira prática e intuitiva. Com mais de 600 mil lojas criadas, a empresa faz parte da VTEX e tornou-se uma das maiores plataformas gratuitas e a mais popular do Brasil. Já são mais de 10 milhões de produtos vendidos e faturamento total dos lojistas de mais de 1 bilhão de reais. Em 2017, a empresa conquistou o Prêmio E-bit de melhor plataforma na categoria para pequenos empreendedores e recebeu o Prêmio E-commerce Brasil na categoria “Tecnologia”. A empresa também conquistou o prêmio Abcomm de inovação digital na categoria de melhor plataforma de E-commerce de 2018.