Pular para o conteúdo

COMO CUIDAR E LIMPAR PISOS LAMINADOS?

Aconchego, resistência, beleza, praticidade e custo-benefício. Essas são as grandes vantagens dos pisos laminados, que possuem um charme à parte nos ambientes da casa, além de ser de fácil instalação até na hora de trocar. O laminado é um tipo de piso muito versátil e que dá pouco trabalho, uma vez que quase todos são resistentes a riscos e à abrasão, além da variação de texturas e tons. Também possuem muito brilho quando bem limpos. Dá até orgulho de olhar para eles!

Mas, apesar disso, assim como qualquer outro piso, ele requer cuidado na hora da manutenção e da limpeza. Aline Silva, gerente de marketing da Casa KM, dá algumas dicas de hábitos que devem e não devem ser feitas nesse tipo de piso, para que ele se mantenha sempre limpo e com brilho.

Confira:

  • Mantenha uma regularidade na limpeza do piso, que pode ser feita com uma vassoura de cerda macia ou aspirador de pó.
  • Não use a vassoura de piaçava ou a parte sem escova do aspirador; pois apesar da resistência do piso, eles podem riscar e danificar.
  • Molhar não é uma opção! Se derramar algum líquido, ele pode danificar a superfície de madeira, criando uma mancha. Seque rapidamente com uma toalha. Porém, se utilizar água na limpeza do piso, será necessário que passe um outro pano para secar logo depois.
  • Enceradeiras devem passar longe dos pisos laminados pelos riscos que podem fazer
  • Produtos de limpeza abrasivos também devem ser evitados, já que podem danificar o laminado. Para isso, o recomendável é utilizar produtos específicos para o piso, como a linha Brilho Fácil Cuidados Especiais — Limpador para Laminados, da Casa KM, que também vem com uma leve perfumação.
  • Se for arrastar móveis durante a limpeza, é necessário proteger os pés deles com bases em feltro ou borracha para evitar riscos e manchas no piso.
  • Se você tem cadeira de rodinhas, elas podem riscar a película de resina da madeira natural; ou seja, a superfície do laminado. Será preciso instalar protetores de silicone.

Para que não tenha erro, é sempre bom seguir as recomendações dos fabricantes e ler o rótulo dos produtos quanto ao seu uso para os pisos laminados.

Alguns devem ser misturados em água, outros devem ser aplicados no pano, mas nunca diretamente no chão.

Estar atento a pequenas observações conservará o laminado por mais tempo, prolongando sua vida útil e com a limpeza ele permanecerá sempre limpo e perfumado.