Pular para o conteúdo

UNDOKAI COMEMORA 110 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL

A Associação Japonesa de Guaíra  realiza a 35ª edição do Undokai, tradicional festividade esportiva da comunidade nipo-brasileira, no próximo dia 22 de julho.

A edição deste ano faz parte das comemorações dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil. O evento acontecerá no kai Kan , das 8h às 17h.

No Undokai, famílias de descendentes e de interessados na cultura japonesa se reúnem para um dia de gincanas ao ar livre, promovendo a integração entre os participantes, o espírito esportivo, a atividade física e o lazer.

o Undokai faz parte de um evento cultural da colônia japonesa,  de Guaíra e explicou o que significa Undokai, “ o termo “Undokai”, significa a fusão de duas palavras japonesas: o “undô” que quer dizer esporte e “kai” que significa reunião. A tradução seria reunião de esportes ou reunião esportiva, o que equivale a uma gincana esportiva

Neste ano, o Undokai terá mais de 42 provas para pessoas de todas as idades, de crianças a idosos, com premiação simbólica aos participantes.

O Undokai é um evento que estimula o turismo em Guaíra , já que várias colônias nipônica da região prestigiam o evento , “ todos os anos o UNDOKAI atrai pessoas de várias colônias japonesas que prestigiam e participam do evento em Guaíra, enriquecendo a confraternização” ,, afirmou Shigueaki Suzuki, presidente  do Kai kan .

O prefeito José Eduardo, salienta que o Undokai  é uma grande oportunidade dos jovens conhecerem ainda mais a cultura japonesa e o momento de repassar a cultura japonesa, a educação japonesa à sociedade  guairense”, o prefeito destacou  a importância da colônia japonesa no município, “  a colônia nipônica é representativa em nosso município e faz parte da cultura e do desenvolvimento de Guaíra” , finalizou José Eduardo.