PRINCIPAIS AVALIAÇÕES QUE O IDOSO DEVE FAZER PARA O ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL


Segundo dados do IBGE, a população brasileira está envelhecendo e com o avançar da idade aumentam também os riscos de surgirem diversos tipos de doenças. Para comemorar o Dia dos Avós, os especialistas do Delboni Auriemo prepararam um material com os principais exames que os idosos devem realizar e os principais cuidados que devem ser tomados nessa etapa da vida.

“Para quem está perto ou já chegou aos 60 anos, alguns exames tornam-se ainda mais importantes para conferir o estado geral do organismo e detectar precocemente doenças que ainda não se manifestaram”, explica a onco-hematologista do Delboni, Monika Conchon. “Em muitos casos, quanto mais cedo essas doenças forem diagnosticadas, maiores as chances de cura ou de controle”, finaliza o cardiologista do laboratório, Roberto Cury.

Os idosos, isto é, definição para pessoas com mais de 60 anos, somam 23,5 milhões de brasileiros e a previsão é que esse crescimento acelere. De maneira geral, a longevidade da população brasileira está aumentando.

CUIDADOS:
– Ter um médico de confiança para exames de rotina e específicos para as queixas e anormalidades clínicas encontradas.
– Ter uma alimentação saudável.
– Praticar exercícios físicos de acordo com as possibilidades clínicas.
– Tomar as vacinas indicadas para a idade.
– Aferir a pressão arterial periodicamente.
– Usar sapatos confortáveis para evitar quedas.
– Usar preservativo para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, quando não estiver com parceiro fixo.
– Visitas anuais ao ginecologista no caso da mulher e ao urologista no caso do homem.

Conheça os principais Exames de Rotina:

– Exames laboratoriais:

  • Hemograma: É possível ver se está anêmico ou se o número de glóbulos brancos está dentro do normal.
  • Creatinina: Para averiguar as funções do rim;
  • Perfil Hepático: A dosagem de enzimas hepáticas (TGO, TGP, Gama GT (Gama Glutamil Transferase), fosfatase alcalina permite avaliar se há disfunção e/ou lesão das células hepáticas, inclusive auxiliando no diagnóstico dos diferentes tipos de hepatite.
  • Albumina: Proteína que revela se está ou não bem nutrido.
  • Colesterol e Perfil Lipídico: Avaliar índices importantes como o LDL (colesterol ruim) e o HDL (bom colesterol). Além de analisar se há ou não risco para aterosclerose, AVC ou hipertensão arterial.
  • TSH, T3 e T4L: Importante para verificar se há alguma alteração significativa no funcionamento da tireoide.
  • Glicose: A dosagem da glicose pode identificar precocemente uma eventual tendência a apresentar diabetes.
  • 25-hidroxivitamina D: Considerada essencial para a boa saúde dos ossos.
  • Exames de fezes: Poderá ser solicitada pelo médico, especialmente se houver anemia e alterações intestinais.
  • PSA (sigla para Antígeno Prostático Específico): Indicativo essencial para a saúde masculina. O índice desse antígeno é classificado como eficaz na detecção do câncer de próstata, o que mais acomete o público masculino.
  • Exame de Urina: A avaliação do exame de urina permite a identificação de elementos anormais e/ou presença de sedimentos. Auxiliam no diagnóstico de doenças renais, como cálculo renal, e até mesmo outras condições como diabetes.

– Papanicolaou: Exame que serve para se detectar o câncer de colo do útero.
– Colposcopia: Realizado se houver uma ferida estranha no colo do útero ou se o Papanicolaou estiver alterado.
– Ultrassom transvaginal: Avalia as diversas partes do útero e ovários.
– Ultrassom de mamas: Realizar caso seja descoberta alguma alteração no exame clínico de mamas.
– Ultrassom de próstata: Permite avaliar a presença de nódulos ou anormalidades da próstata, tais como aumento de seu tamanho.
– Mamografia: Realizar anualmente para detecção precoce do câncer de mama, antes mesmo que ele seja palpável.
– Ultrassom de abdome: Realizar se estiver sentindo dores ou desconforto abdominal. Consegue avaliar a quase totalidade dos órgãos abdominais, tais como fígado, rins, baço, pâncreas, etc. Quando presente alguma anormalidade nesses órgãos pode-se seguir a pesquisa com tomografia ou ressonância de abdome, para melhor avaliação.
– Ultrassom tireoide: Indicado para pesquisa de nódulos tireoidianos, caso a pessoa tenha na família alguém com câncer de tireoide ou se houver algum nódulo palpável.
– Densitometria óssea: A finalidade é o diagnóstico precoce da osteoporose, com possíveis complicações decorrentes de quedas, que afetam 30% dos idosos e podem até levar à morte.
– Colonoscopia: O objetivo é rastrear o câncer de colorretal (intestinos). Um único exame de reto e da última parte do cólon em pessoas entre os 55 e os 64 anos permite reduzir a mortalidade por câncer colorretal em 43% . Recomendado a partir dos 50 anos; o intervalo de repetição do exame dependerá dos achados e também dos antecedentes familiares.
– Radiografia de tórax: Solicitada especialmente para quem é fumante, a fim de avaliar os pulmões.
– Ultrassom de carótidas: Avalia a presença de obstrução das artérias carótidas por gordura ou trombos, isto é, as principais artérias que levam sangue para o cérebro.
– Exames cardiológicos: Incluem eletrocardiograma, ecocardiograma, MAPA (Mensuração da pressão arterial) 24 horas, Holter 24 horas (avaliação de arritmias) e teste de ergométrico (Teste de esforço). Permitem detectar arritmias do coração e obstruções das artérias do coração (coronárias).

OBS: No entanto, se estiver apresentando sintomas, uma avaliação clínica é mandatária e podem ser necessários exames mais específicos.

Pensando em cada dia atender melhor seus pacientes e na necessidade dos idosos, o Delboni disponibiliza para quem tem mais de 60 anos um serviço com atendimento personalizado, benefícios exclusivos e desjejum diferenciado: oClub 60+.

Com atendimento personalizado, da abertura da ficha ao momento do exame, com guichês exclusivos e equipe especializada para atender com toda atenção e cuidado. Os clientes têm descontos exclusivos em algumas farmácias cadastradas e no estacionamento das unidades.

No momento da coleta, um profissional especializado com maior habilidade para punção das veias e garrote especial desenvolvido para evitar desconforto e hematomas.

Facilidades como lentes corretivas disponíveis no guichê para auxiliar no cadastro inicial e assinatura de documentos. No pós-exame, o desjejum tem opções exclusivas, não disponíveis no cardápio tradicional.

O Club60+ está disponível nas unidades Mooca e Itaim, com o plano de se expandir para todos os laboratórios da rede. www.delboniauriemo.com.br/club-60-mais

Sobre o Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica
O Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica possui mais de 20 unidades de atendimento em todas as regiões da Grande São Paulo. Ao longo de seus 50 anos de história tornou-se referência no setor, realizando exames laboratoriais e de imagem com qualidade, confiança, credibilidade com um corpo clínico renomado e tecnologia de ponta. Pioneiro e inovador, criou o conceito de atendimento integrado por meio das Megaunidades, que oferecem todos os exames no mesmo local. A marca também oferece vacinas para todas as faixas etárias e atendimento domiciliar.
No Delboni também é possível realizar exames de genética de última geração pela GeneOne, marca de medicina genômica que oferece testes para diagnóstico de pré-disposição para síndromes relacionadas com câncer (oncogenética), doenças raras e do coração (cardiogenéticas). Outras informações em: www.delboniauriemo.com.br

Publicidade:
Anterior ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE GESTANTE AMOR DE MÃE / AMOR DE PAI
Próxima UNDOKAI REÚNE VÁRIAS GERAÇÕES EM GINCANA NA ASSOCIAÇÃO NIPO-BRASILEIRA