Pular para o conteúdo

10 DICAS DE COMO FAZER O CAMINHO DE SANTIAGO EM SEGURANÇA

Este artigo é para você que está se preparando para percorrer o Caminho até Santiago de Compostela, na Espanha, ou pretende algum dia fazer a rota milenar.

São 10 dicas fundamentais para qualquer um, mas principalmente para as pessoas que já passaram da meia idade. Informações dadas por Daniel Agrela, profundo conhecedor da região, autor da obra mais completa sobre o Caminho: O Guia do Viajante do Caminho de Santiago – Uma Vida em 30 dias” (ed. Évora).

Preste atenção a cada uma das recomendações, pois quanto mais preparado você estiver, mais vai aproveitar a caminhada:

1 – Prepare-se fisicamente
Não é preciso ser esportista ou “rato de academia” para fazer a viagem, mas é necessário ter um mínimo de preparo físico. Caminhar por uma hora diariamente ajuda nessa preparação. Se puder, nessas caminhadas pré-viagem, usar as botas que vai calçar no Caminho, melhor ainda, pois os pés já vão se acostumar com elas, diminuindo a incidências de bolhas que surgem durante a jornada.

2 – Faça um check-up
Procure seu médico e faça exames de rotina, principalmente do coração. Caminhar todos os dias por muitos quilômetros requer que você esteja em dia com a saúde. Também pode ser bom consultar ortopedistas, para ver o que fazer caso tenha dor nas pernas, e um dentista.

3 – Informe-se:
Pesquise o máximo que puder. Procure saber como surgiu o Caminho, suas tradições, seus personagens, os pontos principais do trajeto etc. Isso fará com que a experiência seja mais bem aproveitada.

4 – Aprenda a viver com o essencial
É extremamente recomendável levar o mínimo possível de roupas e itens pessoais na mochila, já que ela terá que ser carregada ao longo de toda a caminhada. O recomendável é que o peso da mochila não ultrapasse 10% da massa corporal do viajante. Além disso, viver com o essencial é um dos principais ensinamentos do Caminho de Santiago.

5 – Planeje os gastos
Excluindo gastos com passagem aérea, é possível fazer o Caminho de Santiago, ao longo de cerca de 30 dias, com mil euros. Nesse caso, é preciso dormir em albergues municipais (onde muitas vezes deixa-se um donativo como forma de pagamento), fazer sua própria comida no albergue e não ter gastos que não sejam essenciais. Com 1.400 euros já é possível fazer uma viagem mais confortável, dormindo em albergues privados e experimentando o Menu do Peregrino nos restaurantes pelo Caminho. Outra dica: para não se perder nas contas, o ideal é dividir o total do dinheiro pelo número de dias.

6 – Respeite o seu limite
A cada dia o viajante terá uma etapa de caminhada a cumprir. Normalmente, as etapas têm uma média de 20 a 24 quilômetros, entre o ponto inicial e de destino. No entanto, se você estiver cansado ou algo acontecer, não fique com receio de parar na próxima cidade e recomeçar no dia seguinte. Não se trata de uma corrida. Caminhe dentro do seu limite.

7 – Use um cajado
O terreno na rota é muito acidentado. Subidas e descidas aparecem pela frente o tempo todo, e o cajado é um grande amigo nessas horas. Na subida, por exemplo, ele ajuda a pegar impulso e, na descida, auxilia a conter a velocidade, preservando o esforço dos joelhos.

8 – Esteja aberto a todo tipo de cultura
Pessoas de todas as partes do mundo, de diferentes culturas, classes sociais e crenças, buscam a rota de Compostela como forma de reflexão e aprendizado. Procure aprender com todos que cruzarem seu caminho.

9 – Caminhe sozinho em alguns momentos
Caminhar sozinho permite que o peregrino conheça mais sobre si mesmo. Além disso, com a mente livre, sem os ruídos do cotidiano, abre-se caminho para o resgate de antigas lembranças, quase apagadas da memória.

10 – Controle a ansiedade
À medida que o viajante avança nos quilômetros percorridos, a vontade de chegar a Santiago aumenta. Tente evitar a ansiedade, pois ela torna a etapa mais longa e cansativa. Lembre-se que o Caminho é também um grande exercício de paciência.