Pular para o conteúdo

COMO SE CUIDAR APÓS FAZER CESÁREA

Seja por desejo ou necessidade, a cesárea é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados em todo o mundo. Embora seja uma cirurgia especial, por trazer um bebê ao mundo, ele também requer cuidados especiais.

Em função disso, é importante que a mãe e toda a família ofereçam suporte nesse momento. Assim, a recuperação será mais rápida. Confira alguns cuidados que a mulher deve ter nesta fase!

Repouso

Logo após a cesárea, é recomendável que a mulher fique em repouso absoluto por pelo menos 15 dias. Isso inclui evitar esforços bruscos e só segurar o bebê quando estiver sentada.

As atividades físicas precisam esperar. Uma semana após o parto a mulher pode fazer pequenas caminhadas, desde que respeite a dor. Caso o incômodo aumente, o médico deverá ser consultado.

Nessa fase, é comum que a mulher sinta o abdômen mais solto do que o normal, pois o organismo ainda está se reorganizando. Para isso, é possível uma cinta pós-parto que garante maior segurança para realizar as atividades. Mas atenção: a peça não pode apertar muito a barriga.

Cicatriz

Lavar a cicatriz com água e sabão já é suficiente para higienizar a região. Também é importante que a mulher repare se não há sangramentos ou secreções saindo da cicatriz. Esse tipo de situação deve ser informada ao médico o quanto antes.

Inchaço

Em comparação com o parto normal, a cesárea exige um tempo maior de recuperação. Por isso, é normal que a mulher se sinta inchada, mesmo quatro dias ou mais depois da cirurgia. Manter a dieta equilibrada e fazer massagens são medidas que podem ajudar a diminuir o inchaço.

Intestino

Depois do parto, a mulher pode sentir que o intestino ficou mais devagar e ter dificuldades de evacuar. Para voltar ao ritmo normal, é importante apostar em alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e legumes, além de muita água.