Pular para o conteúdo

2019 É ANO DE COPA AMÉRICA EM SOLO BRASILEIRO

14 de junho de 2019. Exatamente um ano após o início da Copa do Mundo 2018, na Rússia, a Copa América 2019 terá seu pontapé inicial no território brasileiro. A competição de seleções mais antiga do mundo vai decorrer até o dia 7 de julho. Esse mês de janeiro fica marcado pela realização do sorteio da fase de grupos. 

Foto: Pexels

Pela quarta vez nos últimos seis anos, o Brasil vai receber um grande evento esportivo, desta feita a principal competição de seleções do continente sul-americano. Depois de ter sido anfitrião da Copa das Confederações 2013, da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016, o Brasil vai organizar a Copa América pela quinta vez em toda a sua história: 1919, 1922, 1949 , 1989 e agora, 2019. 

Nessa edição da Copa América vão estar concorrendo 12 seleções, duas delas na condição de convidadas: Catar e Japão, nações que disputarão a segunda prova continental neste ano de 2019 depois de terem estado envolvidas na Copa das Nações Asiáticas. As chaves ainda não estão definidas e ainda não é possível encontrar as primeiras odds que contemplem os favoritos na Betfair apostas, mas o sorteio já tem data marcada: a CONMEBOL confirmou que os grupos da Copa América 2019 serão definidos no dia 24 de janeiro, no Rio. Além das duas seleções asiáticas e do anfitrião Brasil, estarão em prova Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Os palcos da Copa América

O Maracanã, no Rio de Janeiro, receberá cinco jogos da competição, inclusive a final. Mineirão (Belo Horizonte), Arena Grêmio (Porto Alegre) e Arena Fonte Nova (Salvador) serão os outros três estádios a receber, cada um, cinco desafios da competição. Em São Paulo, o Morumbi vai receber três jogos da fase de grupos, inclusive o encontro de abertura que terá o Brasil envolvido, e a Arena Corinthians outros três, um deles válido pela disputa do terceiro e quarto lugares. 

A seleção brasileira ainda não conhece suas adversárias na prova, mas já sabe onde irá atuar. A “Canarinha” jogará em São Paulo e Salvador durante essa etapa: inicia o percurso no dia 14 de junho no Morumbi, disputa a segunda rodada na Arena Fonte Nova a 18 e encerra essa fase na Arena Corinthians, a 22. A partir daí, tudo dependerá da classificação. 

Foto: Pexels

Em busca do êxito

O Chile venceu as últimas edições da Copa América ao superar à Argentina, tanto em 2015, na competição disputada em “casa”, quanto em 2016, na edição centenária que foi disputada nos Estados Unidos, primeiro país não filiado à CONMEBOL que recebeu uma edição da Copa América. Antes disso, em 2011, o Uruguai se sagrou campeão.

Precisamos voltar a 2007 para encontrar o último êxito do Brasil na prova continental, com uma vitória por 3-0 diante da Argentina na Venezuela. Vale lembrar que, entre 1997 e 2007, a “Canarinha” venceu quatro das cinco edições da competição. O Brasil é o terceiro maior vencedor da competição com oito edições da prova em seu palmarés, tendo sido finalista vencido em 11 ocasiões, a última delas no ano de 1995.