Pular para o conteúdo

NESTE DOMINGO ACONTECE A 18ª ROMARIA À CAPELA DO PINDOBA

Neste domingo, dia 20 de janeiro, acontecerá a 18ª Romaria à Capela do Pindoba. A romaria conta com uma comissão organizadora, presidida pelo munícipe Orlando Gutierrez, com apoio total da Administração Municipal.

A romaria sairá às 04h, de frente à antiga Campofert (atual Criart), localizada na Rua 26, esquina com Avenida 13, para uma caminhada de aproximadamente 18 quilômetros. A turma do ciclismo e munícipes que queiram ir com seus veículos também estão convidados. A missa está marcada para às 8h30.

O Prefeito José Eduardo destacou que a 18ª Romaria à Capela do Pindoba é uma tradição guairense. “A romaria é folclórica e cultural, despertando a fé dos romeiros e agora após aprovação pela Câmara Municipal do Projeto de Lei indicado pelo vereador Rafael Talarico, instituimos o dia 19 de janeiro como o Dia Municipal do Escravo Pindoba e essa data passou a integrar o calendário oficial do município, mas as celebrações continuarão acontecendo no dia 20, juntamente com o Dia de São Sebastião, Padroeiro do Município”, ressaltou o Chefe do Executivo.

A prefeitura estará disponibilizando transporte para o retorno dos romeiros, ambulância com técnico em enfermagem para eventuais atendimentos, uma viatura da Guarda Civil Municipal para apoio, além dos materiais estruturais e de sonorização para realização do evento.

O trabalho da administração municipal conta com o empenho de todos os setores da prefeitura, em especial do Departamento de Cultura, por meio do Chefe Sidnei Ferreira dos Santos, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, por meio do secretário, Rafael Graner Lelis, por meio do Departamento de Manutenção de Estradas, por meio do chefe do setor, Fábio Henrique Dias da Cunha e respaldo do Departamento de Serviços Urbanos, por meio do Chefe Valter Alves dos Santos Júnior.

História

Pindoba teria sido um escravo que foi enterrado vivo, apenas com a cabeça para fora, após ser culpado injustamente pelo patrão como autor de um furto na fazenda onde trabalhava. Diz a lenda que o furto, na verdade, teria sido praticado pelo filho do próprio dono da fazenda.

Torturado com a presença de pratos de comida que não podia alcançar e pelas picadas de insetos em sua face coberta de melado, morreu para tornar-se um mártir. Desde então os moradores de Guaíra, que conhecem sua história, promovem uma caminhada anual até o local onde ele teria sido morto e onde foi erguida uma capela.

OUÇA:
ORLANDINHO GUTIERREZ – PRESIDENTE DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA 18ª ROMARIA A CAPELA DO PINDOBA