Pular para o conteúdo

PROBLEMAS CAUSADOS PELAS FORTES CHUVAS: SAIBA COMO PROTEGER APARELHOS ELETRÔNICOS CONTRA QUEDAS DE ENERGIA

São Paulo, 20 de março de 2019  – Apesar de estar próximo do seu término, o Verão continua marcando boa parte do país com uma de suas principais características: chuvas intensas e ventos fortes.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), só nos 10 primeiros dias do mês de março já choveu mais de 83% previsto para o mês todo. No início da segunda semana de março, por exemplo, fortes chuvas atingiram a Grande São Paulo, as quais resultaram em 173 quilômetros de congestionamento, com 33 pontos de alagamento e ao menos 12 pessoas mortas. A região do ABC Paulista foi uma das mais castigadas, com o transbordamento do rio Tamanduateí, deixando dezenas de moradores ilhados que foram resgatados por equipes do Corpo de Bombeiros. Além disso, a falta de energia elétrica, quedas de árvores e desabamentos foram problemas enfrentados em outros bairros da região metropolitana.

Além dos perigos causados por alagamentos e quedas de árvores, que resultam em mortes, perda de bens materiais e dificuldades de transporte, as fortes chuvas também podem afetar a rede elétrica e, por consequência prejudicar não só aparelhos eletrônicos, como causar acidentes. É possível, porém, com simples hábitos, evitar muitos desses problemas.

Para Pedro Al Shara, CEO e engenheiro eletrônico da TS Shara, fabricante nacional de nobreaks e estabilizadores de tensão, este é um momento que todos devem tomar muito cuidado com a parte elétrica. “As grandes chuvas podem causar tanto apagões como choques provenientes dos raios, dessa forma, além dos aparelhos elétricos e telefônicos correrem riscos, os seus consumidores também são um alvo”, comenta.

O especialista afirma também que os blecautes e as oscilações de energia diminuem o tempo de vida dos equipamentos. Por isso o uso de nobreaks e estabilizadores de tensão é indicado. Os nobreaks funcionam como reservas de energia para uma hora de necessidade, ele evita a perda de dados e ameniza os danos causados a qualquer dispositivo ligado a ele. Já os estabilizadores de tensão impedem que os aparelhos sejam afetados diretamente. A diferença é que o estabilizador atua contra as oscilações de energia, nivelando a voltagem recebida e os filtros evitam passagens de altas correntes para outros produtos conectados a ele.

Em relação aos raios, Al Shara explica que os choques elétricos geralmente são resultados de altas descargas energéticas e podem levar desde problemas na circulação sanguínea até a morte. “Um simples banho em dia de tempestade tem a possibilidade de terminar em tragédia. O chuveiro faz parte da rede elétrica da casa e se um raio cair nesse local ou nas proximidades, grandes voltagens aparecem na fiação e a pessoa pode receber uma descarga elétrica”, comenta.

O executivo compartilha algumas dicas e cuidados durante essas situações:

Evitar tomar banho no momento de chuva intensa.
Não mexer em aparelhos elétricos e caso necessite, desligá-los da tomada primeiro.
Não se deve entrar em contato com aparelhos de metal protegidos por cabos, como facas e alicates.
Caso a água atinja algum equipamento, ele deve ser desligado.
Se houver infiltração na residência todos os disjuntores devem ser desligados.
Em um problema de grande escala, como a queda de um poste, bombeiros devem ser acionados através do 193.
Sobre a TS Shara

Com 28 anos de atuação, a TS Shara é uma empresa nacional, fabricante de nobreaks e estabilizadores de tensão. No segmento de baixa e média potência, é hoje uma das maiores e mais produtivas empresas no mercado brasileiro de equipamentos de proteção e energia, oferecendo uma linha completa de produtos que somam mais de 200 itens para atender o mercado.

Com fábrica em São Paulo, a empresa está presente em todo o país por meio de 250 unidades de assistência técnica, além de revendedores e distribuidores que juntos totalizam mais de 380 canais, além de exportar para mais de 15 países.

Todos os produtos fabricados pela TS Shara passam por um rigoroso controle de qualidade e são homologados em importantes centros de pesquisas e desenvolvimento, como o laboratório da TÜV Rheinland, acreditado pelo Inmetro. A TS Shara possui ainda importantes reconhecimentos, entre eles, o Certificado de Qualidade de acordo com a norma ISO 9001, que a empresa mantém há mais de dez anos.