Pular para o conteúdo

A VEZ DO CANUDO DE PAPEL

Com a nova percepção sobre o dano ambiental causado por canudos de plástico, materiais alternativos ganham espaço; o de papel tem demonstrado ser uma das alternativas mais viáveis

Com isso, a indústria de adesivos, material fundamental para a eficiência do canudo de papel, desenvolve-se e encontra mais um nicho de mercado importante

São Paulo, março de 2019 – No contexto da crescente preocupação global a respeito do impacto do desperdício de plástico sobre o meio ambiente, o canudinho de plástico se tornou um dos problemas centrais por se degradar em apenas 100 anos, após o descarte, e por provocar a morte de animais marinhos, como as tartarugas que sofrem com canudos presos em suas narinas. Advém desta conscientização do problema, a transição de materiais utilizados. Um dos mais cotados é o papel. A Inovação na tecnologia de adesivos está ajudando a libertar todo o potencial do papel para esta aplicação.

Da pressão exercida por consumidores à política governamental, há um forte consenso de que o uso de canudos de plástico está próximo do fim. Este tipo de material não reciclável e de uso único tem um impacto enorme sobre o meio ambiente. Para entender a escala do problema, uma pesquisa publicada pela revista Science descobriu que a humanidade gera um total de 275 milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano – e um valor entre 4,8 milhões e 12,7 milhões de toneladas chega aos oceanos.

Na Europa, estima-se que 100 mil toneladas de plásticos são jogados ao mar a cada ano e uma média de 36,4 bilhões de canudos são usados. A Comissão Europeia divulgou recentemente que pretende driblar este problema por meio de uma economia circular.

Performance do plástico

Alguns restaurantes e lanchonetes inicialmente tentaram convencer consumidores a usar menos canudos, mas logo ficou claro que uma alternativa precisava ser criada, e rápido.

Por isso, canudos de papel voltaram à moda e existe uma demanda alta por parte de fabricantes, que podem oferecer produtos que não agridam o meio ambiente e que apresentem uma performance tão boa quanto a de seus equivalentes de plástico. Consumidores querem que os canudos sejam fortes, resistentes à água, coloridos e biodegradáveis. Também devem ser convenientes, higiênicos e terem preços competitivos. E, claro, precisam estar disponíveis no mercado AGORA.

Fabricação de Canudos de Plástico

Isso representa uma oportunidade significativa para fabricantes que podem transformar sua produção apostando num material novo e aqui entra a oportunidade para a indústria de adesivos. “Nós temos o conhecimento para ajudar a indústria a acelerar sua conversão do plástico para o papel ou aumentar o desempenho do seu produto”, diz Roger Rebiere, Diretor de vendas da H.B. Fuller, em toda a América Latina.

A fabricação de canudos de papel é um processo completamente diferente do processo de fabricação daqueles de plástico. Normalmente, há três pilhas de papel colocadas uma sobre a outra que precisam de uma pequena quantidade de adesivo à base de água para se manterem unidas. “Nós ajudamos a indústria a escolher o melhor papel e o melhor adesivo para uma melhor performance”, explica.

“Oferecemos adesivos à base água, como o Swift®tak 5625, produto específico pensado para essa aplicação, que oferece as resistências necessárias para os canudos de papel e cumpre com as normas de regulamentação, também importantes para esse segmento”, explica Fernando Raszl, Gerente Técnico da América Latina.

Sobre a H.B. Fuller

Desde 1887, H.B. Fulller é líder global em adesivos, focando em aperfeiçoar adesivos, selantes e outros produtos químicos de sua especialidade a fim de melhorar produtos e vidas. Com uma receita de mais de US$3 bilhões, o comprometimento da H.B. Fuller com a inovação aproxima pessoas produtos e processos, que respondem e resolvem alguns dos maiores desafios mundiais. Nosso serviço confiável e responsivo cria conexões duradouras e gratificantes com clientes dos setores de eletrônicos, higiene, médicos, transporte, aeroespacial, energia limpa, construção, marcenaria, indústria em geral e outros negócios. E, nossa promessa às pessoas as conectam com oportunidades para inovar e prosperar. Para mais informações, visite hbfuller.com.

Sobre a Adecol

Como o maior fabricante de adesivos industriais no Brasil, a ADECOL traz a inovação no seu DNA. Um de seus diferenciais são as soluções feitas sob medida, formulações específicas que geram um portfólio amplo e flexível, capaz de atender a inúmeros nichos de mercado. Desde a fabricação de automóveis até o setor de embalagens, a empresa produz 1,5 mil toneladas de adesivos por mês. Atuando como um laboratório de desenvolvimento, a empresa também adapta produtos importados e matérias-primas ao mercado da América Latina.