A Prefeitura Municipal, por meio do DEMUTRAN – Departamento Municipal de Trânsito, com apoio do Departamento de Posturas, segue com o treinamento para os doze guardas mirins da SOGUBE, contratados como Agentes de Monitoramento da Área Azul e dois estagiários do curso de administração no escritório do Ganha Tempo. Os agentes já somam 30 horas de treinamento nas ruas, sob a supervisão do servidor Fabiano Francisco de Paula.

Na semana que passou os jovens receberam a visita do secretário de planejamento José Carlos Augusto, do Capitão PM André Luis Hannickel, do bombeiro civil da Guaíra Fire Gabriel Marcelino, do chefe da defesa civil municipal e ex Comandante da GCM Paulo Sérgio da Silva, e da secretária executiva da ACIG Denise Mendes. Todos falaram aos agentes sobre a importância do projeto, cada qual sobre seu ponto de vista, em mais de 6 horas de bate-papo.

Nas ruas os agentes se depararam com diversos veículos estacionados irregularmente em vagas de deficientes, de idosos, de carga e descarga, motos em vagas de veículos 4 rodas mesmo havendo vagas nos espaços para motos, carros em espaços destinados a motos, veículos sobre a faixa de pedestres ou a menos de 5 metros das esquinas, e bicicletas na sarjeta atrapalhando o estacionamento de outros veículos mesmo havendo vagas nos bicicletários.

Por parte da prefeitura é aguardado a instalação de novos bicicletários já encomendados em serralheria e a pintura de faixas apagadas da pintura anterior rejeitada pelo departamento de obras. Mudança de dois locais de carga e descarga e a criação de 60 novas vagas exclusivas para motos também estão sendo analisadas.

Nesta semana os agentes prosseguem com orientações e entrega de folhetos aos adultos e gibis educativos de trânsito para as crianças.Nesta segunda e terça-feira, aconteceram palestras com dr. Hélio Ribeiro Trinque especialista em trânsito e Capitão Hannickel com novo tema. Nesta quarta-feira a palestra é com Denise Faleiros da Auto Escola Guairense.

Seguindo o planejamento, a equipe de agentes da Área Azul, antes dividida em grupos de 3 ou 4 pessoas, esta semana passará a trabalhar em duplas, nas ruas 8, 10 e 12 e avenidas 9, 11 e 13.

Em 15 de abril a Área Azul começa a funcionar com a cobrança de ticket a R$ 2,00 a hora ou R$ 3,00 por duas horas; veículos de carga e descarga, idosos e deficientes, portando cartão, em suas vagas exclusivas não pagam; motos devem estacionar em vagas de motos ou estarão sujeitas a multa. A venda de tickets da Área Azul será exclusiva de comerciantes identificados como ponto de vendas, portanto não haverá venda pelos guardas mirins e nem no escritório do Ganha Tempo.